Baterias solares são alternativa para fugir de apagões

0
81

Sistemas fotovoltaicos off-grid e híbridos ganham notoriedade no setor elétrico por proporcionar mais independência energética aos consumidores


As baterias solares usadas em sistemas fotovoltaicos que funcionam sem conexão total ou parcial à rede elétrica, como os autônomos (off-grid) e os híbridos, têm ganhado notoriedade no setor elétrico, por proporcionar mais independência energética aos consumidores em meio a uma série de apagões pelo Brasil.

Em São Paulo/SP, por exemplo, a combinação entre ondas de calor e falhas no fornecimento de eletricidade tem sido cada vez mais comum. Na última semana, cerca de 35 mil moradores ficaram sem eletricidade em diversos bairros da Capital – em alguns pontos, por mais de 30 horas. O problema, que afetou residências, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos, teria sido causado por uma falha na rede subterrânea da Enel.

Uma das soluções para evitar transtornos relacionados a falhas no fornecimento de eletricidade a imóveis urbanos e rurais é a instalação de sistemas fotovoltaicos que utilizam a tecnologia das baterias, como as modalidades off-grid e híbrida.

Assim, a produção excedente de energia é armazenada e pode ser usada em qualquer horário do dia, mesmo quando há indisponibilidade da rede pública. As baterias solares são uma alternativa interessante para quem não dispõe de fornecimento de eletricidade permanente e confiável.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.