Asfalto novo em SP já cobre área do tamanho de capitais como Belo Horizonte e Porto Alegre

0
761
São 8 milhões de m² entre obras concluídas, em andamento ou contratadas pela Prefeitura de São Paulo

São 8 milhões de m² entre obras concluídas, em andamento ou contratadas pela Prefeitura de São Paulo


Somando os seis milhões de m² já pavimentados com os dois milhões de m² que estão recebendo asfalto novo ou estão contratados atualmente na cidade de São Paulo, o Programa de Recapeamento da Prefeitura já alcança uma área maior que a de importantes capitais do Brasil como Belo Horizonte, Porto Alegre e Goiânia.

O programa de reforma de asfalto, que completou um ano no dia 20 de junho, passa atualmente por 74 trechos de vias em diferentes regiões da cidade. Cerca de 240 trechos já foram finalizados e entregues.

O trabalho é realizado por equipes de engenheiros, projetistas, analistas e técnicos e, segundo a Secretaria Municipal das Subprefeituras (Smsub), metade do asfalto retirado é reciclado e utilizado.

A Smsub também informa que a recuperação é feita com material resistente à fadiga provocada pelo tempo e pelo tráfego, que corrige os danos estruturais detectados na malha viária de São Paulo — cujo comprimento em quilômetros se aproxima da distância entre o Brasil e a China.

Como funciona

O serviço de recapeamento é realizado durante a madrugada, a partir das 23h. Para corrigir os danos, é utilizado RAP (Reclaimed Asphalt Pavement) espumado, e a estimativa é que mais de 180 mil toneladas do material reciclado tenham sido usadas pelo programa municipal desde seu início.

As intervenções corrigem danos estruturais e tornam as vias mais resistentes ao desgaste causado pelo tempo e pela alta circulação de veículos. Para diagnosticar os problemas de cada rua, são empregadas tecnologia da informação e de engenharia.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.