ARTIGO | O Raivoso e Odioso

0
1340

Segundo nos ensinam alguns dicionários, diz-se do Raivoso aquele atacado de raiva, danado, hidrófobo. Em sentido figurado, por extensão, aquele dominado pela raiva, furioso, irritado. Ainda se define aquele intratável, bravo, feroz. Por sua vez o odioso é aquele que merece ou inspira ódio ou grande aversão; é aquele que revela ou provoca ódio.

Trazendo o foco para a política brasileira, se olharmos o cenário sem paixões, facilmente conseguiremos identificar com clareza, a predominância de dois grupos distintos: Os raivosos e os odiosos.

Isso na política não é bom. O ideal é que os odiosos não existissem, pois o ódio nada constrói, ao contrário só desagrega e destrói. Coloca irmãos contra irmãos, negros contra brancos, homens contra mulheres, brancos contra povos indígenas, ricos contra pobres, etc. Transforma o cenário num ambiente selvagem, numa guerra de todos contra todos. Um inferno na terra.

Por sua vez os raivosos, alguns até sem causa, também não nos levam a lugar nenhum. Os raivosos pela raiva ou pelo modismo, pois ficar com raiva está na moda, nada tem a oferecer, nenhuma ideia a propor, nem esperanças nos trazem. Ficar com raiva é um direito justificável por tudo que assistimos desde que a raiva se estenda até o limite da indignação. Temos sim que nos indignar com as coisas erradas, até o ponto em que isso nos impulsione a corrigir os erros e a pacificar, trazer a harmonia, a construir o bem estar de todos. Quando se rompe esse limite, os efeitos se assemelham aos causados pelos odiosos.

As eleições estão chegando. Você tem todo o direito de ficar raivoso, mas não tem o direito de ser odioso e cruel. Na hora de votar, dispa-se do ódio. Leve consigo o amor. O próprio, o amor ao semelhante para que possamos construir um ambiente próspero para todos. Não precisamos de ódio. Mais amor, por favor.

Wander Simões
Administrador de Empresas
Bacharel em Direito


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.