Durante os primeiros desfiles na Berrini, cinco pessoas foram baleadas durante arrastão. Um abaixo-assinado foi feito por moradores do Brooklin, que pediram a suspensão dos desfiles e reclamaram da falta de infraestrutura na região
Os blocos de carnaval que deveriam desfilar na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, no Brooklin, nos dias 22, 23, 24 e 25 foram cancelados “por motivo de segurança e infraestrutura”, segundo a Secretaria Municipal de Cultura.
“Alguns blocos precisaram ser remanejados e outros pediram cancelamentos de suas apresentações por não conseguirem viabilizar patrocínio para seus eventos”, informou a pasta.
Os cancelamentos acontecem após críticas e reclamações dos moradores do bairro por causa dos acontecimentos dos desfiles de pré-carnaval, nos dias 15 e 16 de fevereiro.
Durante os primeiros desfiles na Berrini, cinco pessoas foram baleadas por um policial civil, que estava de folga, e reagiu contra um grupo que praticava um arrastão entre a multidão. Além de dois suspeitos, outras três pessoas foram atingidas por balas perdidas.
Além do tiroteio, foliões que estavam na Berrini também depredaram patrimônio público e privado: homens e mulheres foram flagrados urinando em estacionamentos e jardins de residências e empresas, que haviam colocado grades para impedir a entrada da multidão; outras pessoas subiram em pontos de ônibus, em bancas de jornais e na cobertura de uma padaria para dançar.
Um abaixo-assinado foi feito por moradores do Brooklin, que pediram a suspensão dos desfiles na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini. Os moradores reclamaram da falta de banheiros químicos, carros estacionados em locais proibidos e na frente de garagens das casas e falta de policiamento.
“Infelizmente hoje temos mais do mesmo: muita gente bêbada, muitos dançando sobre as coberturas dos pontos de ônibus, árvores e muros… faltam lixeiras e o número de banheiros químicos é menor que do ano passado, para um público visivelmente maior. O pessoal está urinando em qualquer lugar. Parece que todos estão se divertindo…. amanhã contabilizaremos nossos prejuízos. A Berrini não está preparada pra isto. Gosto de festas, mas não tem como colocar limites em uma multidão. Eventos desta magnitude deveriam ter um planejamento muito melhor. Parece que a única coisa bem planejada foi a quantidade de bebida!”, desabafou uma moradora.
Dos desfiles de pós-carnaval, que acontecem nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, apenas dois ainda tem previsão de acontecer no Brooklin.
Confira as mudanças na programação:
22 FEVEREIRO
- Bloco Psytrance Somos Nozes: Av. Roque Petroni Junior | mudou para Rua Henrique Schaumann, 567
- Bloco Não deixe o Rock Sair de Você: Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini | CANCELADO
23 FEVEREIRO
- Bloco Carna-Geek: Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini | mudou para o dia 01/03 no Largo do Arouche
- Bloco Vai Embrazando e Bloco Fuzuê SP: Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini | mudou para Av. Brigadeiro Faria Lima, às 11h
24 FEVEREIRO
- Bloco do Beats Art: Av. Roque Petroni Junior | CANCELADO
- Bloco Dré e convidados: Av. Roque Petroni Junior |mudou para Avenida Brigadeiro Faria Lima, às 14h
- Bloco Sou do Interior: Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini | CANCELADO
- Bloco Vou de Táxi: Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini | mudou para Av. Pedro Alvares Cabral, às 10h
25 FEVEREIRO
- Bloco PsyShake: Av. Roque Petroni Junior | mudou para Av. Luis Dummont Villares, às 11h
29 FEVEREIRO
- Bloco do Piruka: Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini | SOB ANÁLISE
- Bloco O Nosso Santo Bateu: Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini | CANCELADO
1º MARÇO
- Bloco da Anitta: Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini | mudou para Avenida Pedro Álvares Cabral
- Bloco Favela Med-Mex: Av. Roque Petroni Junior | CANCELADO (mas o site da Prefeitura informa que vai ocorrer na Rua Henrique Schaumann, 567)
- Bloco A Nave: Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini |SOB ANÁLISE (mas ainda consta no site no mesmo endereço)
- Bloco Tchakabum Vem de Táxi!: Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini | ESTÁ NO SITE DA PREFEITURA
A programação completa está disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/carnavalderua/
FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br
A manchete é tendenciosa, dando a entender que o problema foi o policial atirar, quando ele só fez defender as vítimas do arrastão. Isso é manipular, em lugar de informar.