‘Alimentando nossa Cultura’: concurso gastronômico brasileiro dará prêmio de R$ 10 mil

0
947
Concurso possui reconhecidos nomes da gastronomia brasileira: Chef Dona Carmem Virgínia; Chef Léo Modesto e Rosa Moraes

Inscrições gratuitas e abertas até o dia 31 de agosto, promovido pelo Centro Cultural do Alumínio


O Centro Cultural do Alumínio (CCAL), espaço que promove a arte, a história e a cultura do alumínio, por meio de atividades que abrangem diversas áreas do conhecimento, anuncia a abertura das inscrições para o concurso nacional de gastronomia “Alimentando nossa Cultura”. Em sua primeira edição, o evento é uma realização do CCAL, do Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura, Quattro Projetos e Instituto Cultural Quattro, e celebra a diversidade da culinária brasileira e, em especial, dos ingredientes tradicionais do Pará, tesouro culinário da região norte. O concurso também conta com a chancela da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o patrocínio master das empresas Albras e Hydro, além do patrocínio das empresas Alcoa, CBA e Novelis.

Para participar do concurso, os interessados devem residir no Brasil e apresentar uma receita típica da região pela qual tenham uma memória afetiva, com o uso de, pelo menos, um ingrediente típico do Pará e a utilização de utensílio de alumínio. O Diretor da Quattro Projetos, Flávio Enninger, explica que o objetivo do concurso cultural é difundir as inúmeras diferenças e referências gastronômicas presentes na cultura do país. “Quando buscamos retratar no concurso cultural pratos típicos de cada região brasileira, estamos divulgando as tradições e costumes desse povo, e isso é difusão da cultura. Todas as receitas, cada uma com seu fazer, vêm repletas de muita história e tradição”, pontua Enninger.

Para a premiação, será escolhida uma receita de cada uma das 6 categorias participantes: Região Sul, Região Sudeste, Região Centro-Oeste, Região Nordeste, Região Norte e Menção Honrosa – que conta com o município de Barcarena, Abaetetuba e Paragominas-PA. No total, serão 6 premiados, cada um com o valor de R$ 10 mil, troféu, certificado de participação, presença na exposição e menção no catálogo de receitas.

Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição entre os dias 24 de julho e 31 de agosto em http://www.alimentandonossacultura.com.br . Cada participante poderá enviar até 2 receitas para o concurso.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.