A dor da solidão

0
1227

Reuniões de família, encontro com amigos, festas de confraternização. Todos esses eventos fazem parte de um ritual anual. São as festividades para encerrar o ano e iniciar um próximo mais feliz e próspero. Para muitos essa vibração de alegria é contagiante e animadora, traz felicidade e bem-estar. Para outros, a proximidade das festas é sinônimo de angústia, depressão e medo. Medo da solidão!

Sofrer ao sentir-se só é uma questão muito atual. Existem pessoas que precisam estar ocupadas e distraídas o tempo todo. E isso se agrava com a proximidade do final do ano. Porém, existem diferentes tipos de solidão. A solidão de quem está longe da família; a solidão de quem não tem família nem amigos; a solidão de quem não pode mostrar fragilidade, que leva à insegurança, medo, entre outros. Não podemos nos esquecer que cada um tem a sua própria e particular visão de mundo ideal.

Podemos nos sentir tremendamente sozinhos no meio da multidão, se não nos identificamos com ela; assim como podemos nos sentir muito bem sozinhos, se precisamos daquele momento de reflexão para entrar em equilíbrio conosco e com a vida. É preciso compreender que a solidão é natural e perfeitamente saudável. O ser humano precisa de momentos solitários para fazer uma autorreflexão sobre seus atos, descansar e até mesmo dar valor aos seus relacionamentos.

Lidar com essa sensação, muitas vezes devastadora, em uma noite de Natal ou na virada do ano, é que se torna um grande desafio. Quando não conseguimos enfrentar e vencer este sentimento, sentimo-nos cada vez mais frágeis e expostos às intempéries da vida; portanto, menos imunes, fortes, resistentes às doenças. A cura pode estar no aconselhamento profissional especializado. A medicina dispõe de inúmeros recursos sendo que o compromisso do médico é amenizar a dor. A medicina psicossomática e a hipnose estão aí para ajudar fortemente na questão.

DR. LEONARD F. VEREA é médico formado pela Faculdade de Medicina e Cirurgia de Milão, Itália. Psiquiatra especializado em Medicina Psicossomática, Hipnose Dinâmica e também Médico do Trabalho.


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.