Quem tem alergia pode ter pets?

0
698

Veja quais cuidados adotar nesses casos


Já existem diversos estudos que mostram o quanto é benéfico ter um pet em casa. Porém, algumas pessoas não podem nem chegar perto desses bichinhos, sob risco de uma crise alérgica que pode durar dias. Mas será mesmo que os alérgicos não podem ficar perto dos animais de estimação? “Podem sim. O ideal é que essas pessoas façam um exame, que pode ser sanguíneo ou através da pele, na tentativa de identificar se há uma reação quando em contato mais próximo com esses animais”, explica o otorrinolaringologista do Hospital CEMA, Cícero Matsuyama.

O médico ressalta que, no caso de pessoas alérgicas, o principal cuidado a ter é escolher animais de pelos curtos, que não possuam seborreia e não soltem pelos com muita facilidade, pois a adaptação é mais fácil, nesses casos. Porém, em algumas situações, a adaptação à convivência com pets é mais complicada: como portadores de asma brônquica, acompanhadas de rinite alérgica intensa, muita coriza ou obstrução nasal, que não regride com tratamentos medicamentosos ou pessoas com dermatite alérgica por contato.

O grande segredo para que as pessoas possam conviver tranquilamente com pets, sem desencadear alergias, além dos cuidados citados acima, é favorecer o contato com os animais desde os primeiros anos de vida. “Estudos mostram que pessoas que foram acostumadas com o convívio desde a tenra infância possuem menos chances de adquirir resposta alérgica quando expostas aos animais domésticos, já adultos que não tinham o hábito possuem uma probabilidade muito maior de adquirir um processo alérgico que, em muitos casos, pode prejudicar o convívio diário com esses animais”, detalha o especialista.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.