A live “Iniciação Científica: Desafios e Oportunidades” terá a presença de alunos premiados. A live de literatura será sobre o livro “Nove Noites”, de Bernardo Carvalho. A live sobre biologia tem o tema: “Tendências da Biologia nos vestibulares”
Por: UNIP
LIVE 1:
A Vice-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Paulista – UNIP – incentiva a pesquisa científica. Isto ocorre por meio do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica para Discentes, do Programa de Auxílio à Participação em Reuniões Científicas, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e do Programa de Incentivo à Publicação.
A UNIP entende a pós-graduação e a pesquisa como processos de qualificação do ensino e das práticas extensivas, uma vez que os métodos científicos instrumentalizam o acadêmico a descobrir e a entender a realidade, permitindo sistematizar o conhecimento para mudar o entorno social em que se encontra.
O investimento destinado fomenta a procura de novos parâmetros institucionais na persecução de seus objetivos e finalidades, tanto no ensino quanto na extensão, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de profissionais autônomos, com capacidade crítica e criativa diante das circunstâncias que possam encontrar no cotidiano de sua vida profissional.
Assim, compondo o conjunto de atividades que estimulam essa proposta, recentemente, a UNIP realizou, de forma on-line, seu anual Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica e de Iniciação Científica Júnior UNIP / CNPq, resultando na premiação de seus alunos e um do Ensino Médio.
Por isso, para contar suas experiências e incentivar outros jovens a ingressarem nesse meio, os estudantes estarão reunidos na live “Iniciação Científica: Desafios e Oportunidades”, em 1.º de dezembro, às 15h, pelas redes sociais oficiais da UNIP.
A Profa. Dra. Marília Millan – que é psicóloga, psicanalista, coordenadora do programa de Iniciação Científica da UNIP, doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP, líder do Grupo de Pesquisa Relacionamentos Interpessoais e Familiares na Contemporaneidade – conduzirá o bate-papo, mediado pela jornalista Sílvia Vinhas.
Na ocasião, os vencedores falarão sobre:
- Suas linhas de pesquisas
- A importância da pesquisa científica e como ela contribui na vida pessoal e profissional
- A motivação para iniciar-se no estudo científico
- O processo de pesquisa científica, seus desafios e dificuldades, entre outros
LIVE 2:
Todos os anos, os grandes vestibulares adotam livros de leitura obrigatória para compor seus exames. Caso da Fuvest (porta de entrada para a USP) que, para 2021, selecionou a obra “Nove Noites”, de Bernardo Carvalho.
Para reforçar o conteúdo aprendido com a leitura do livro pelos vestibulandos, as redes sociais oficiais do Objetivo transmitirão a live “Intertextualidade e interdisciplinaridade em ‘Nove Noites’”.
A atividade acontece no próximo dia 1.º de dezembro, às 19h, e terá como palestrante a famosa Profa. Lu (Maria de Lourdes da Conceição Cunha), que ministra aulas de Literatura no Curso e Colégio Objetivo.
A docente, autora de livros e pesquisadora, mostrará que, bem ao gosto do que vem sendo cobrado nas provas, a obra mescla a interdisciplinaridade e a intertextualidade no texto para contar a história verídica do antropólogo americano Buell Quain: estudioso de tribos indígenas brasileiras, na década de 1930, que com apenas 27 anos, sem motivo aparente, se suicidou nas matas do Xingu.
A partir de uma pesquisa intensa, Bernardo Carvalho apresenta diversos elementos intertextuais e interdisciplinares como, por exemplo:
Intertextualidades:
- O artigo de Mariza Corrêa (Folha de São Paulo. 12 de maio de 2001).
- O poema épico babilônico Gilgamesh.
- O filme Fitzcarraldo dirigido por Werner Herzog.
Interdisciplinaridades:
Biologia: Malária, Sífilis entre outras doenças.
História: Estado Novo, Projeto Rondon, II Guerra Mundial, entre outros temas.
Essas são apenas algumas das muitas relações estabelecidas no livro e que serão apresentadas pela Profa. Lu. Quem já teve a oportunidade de assistir a uma aula dela, presencialmente, on-line ou em flashes captados pelas emissoras de televisão, não perderá por nenhum motivo essa live.
LIVE 3:
Já no dia 3, às 18h, será a vez da Biologia entrar em cena com a live “Tendências da Biologia nos vestibulares”, com apresentação de Mônica Segantini Bertoldo – a Profa. Moni, do Objetivo, como é carinhosamente conhecida.
A Profa. Mônica falará, entre outras questões, sobre:
- Quais níveis podem aparecer nas questões?
- Quais temas são mais cobrados em cada área da Biologia?
- E em 2021, como eles podem aparecer?
- Existe alguma dieta funcional para os estudantes antes e durante as provas?
Mônica Bertoldo é graduada em Ciências Biológicas, com especialização em Algas Planctônicas pelo Instituto Oceanográfico da USP, e Bacteriologia pelo Instituto Adolfo Lutz.
Todas as lives serão transmitidas pelas redes sociais:
https://www.youtube.com/user/UNIPOficial
https://www.linkedin.com/school/unip/
https://www.facebook.com/UNIPoficial
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br