Zona Sul é referência nacional em telemedicina com pioneirismo da UBS São Bento

0
292
Médicos com diversas especialidades de qualquer lugar do Brasil agora podem atender munícipes na Zona Sul

Gerente da UBS, Dra. Clevia Pampolha apresentou teleatendimento para o Grupo Sul News


A Unidade Básica de Saúde (UBS) São Bento, no Jardim Ângela, zona Sul, possui um importante marco histórico como unidade pioneira na implantação da telemedicina.

O jornalista Matheus Laube, do Grupo Sul News, acompanhou a realização de um teleatendimento na unidade, recepcionado pela Dra. Clevia Pampolha, gerente da UBS São Bento; Dr. Ernani Pereira da Cunha, Gerente Técnico Regional, Patrícia Ribeiro, da Comunicação da Coordenadoria Regional de Saúde – Sul, Dr. Rogério Mattos Hoccheim, Supervisor da Supervisão Técnica de Saúde do Campo Limpo e Marcelo Dell Aquila, coordenador da Coordenadoria Regional de Saúde Sul.

“Aqui foi a unidade piloto e hoje estamos com telemedicina em 34 unidades na Zona Sul, sendo a Zona Sul de São Paulo os pioneiros em um teleatendimento qualitativo”, disse a Dra. Clevia. A Coordenadoria Regional de Saúde – Sul aproveitou a autorização para acompanhamentos virtuais de médicos com pacientes doentes durante a pandemia e criou um efetivo plano de Telemedicina no pós-pandemia.

A UBS São Bento atende até 36 mil habitantes na região, onde a maioria não possui convênio médico. A unidade conta com 9 equipes médicas para atendimentos presenciais, o teleatendimento não remanejou os médicos presentes, e sim aumentou as equipes para atendimento, reduzindo filas de esperas para diversos atendimentos especializados.

Dra. Clevia apresentou a sala da telemedicina enquanto uma paciente estava sendo atendida por uma psiquiatra de Caratinga-MG. “Achei melhor a telemedicina, a Doutora foi bem atenciosa, com muito mais tempo para conversar, me perguntou sobre minha vida e tivemos um bom entendimento”, disse a paciente A.M.

Já a mineira Dra. Aline Sanches comemorou sua vaga para atuar na Zona Sul de São Paulo sem precisar mudar de cidade. “Acredito que possamos captar tudo por telemedicina, de frente para as câmeras podemos ver as expressões faciais, fazendo o exame psíquico da mesma forma que pessoalmente. Caso necessário, dá pra encaminhar para o atendimento presencial”, disse, com a Dra. Clevia enfatizando que a UBS São Bento não possuía um Psiquiatra à disposição presencialmente, encurtando em muitos dias o atendimento desta paciente.

Dados de pesquisa com os pacientes já atendidos que os principais casos são de diabetes, hipertensão, renovação de receita para remédios e dermatologistas.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.