16.4 C
São Paulo
domingo, 26 junho, 2022
Mais

    X Craft Beer produz excelentes cervejas artesanais com água da represa Guarapiranga

    Mais lidas

    Você pode curtir um sábado com excelentes cervejas produzidas pelo mestre cervejeiro Alexandre Xerxenevsky dentro da própria fábrica


    Para você que é um bom amante da cerveja sabe o quanto o mercado cervejeiro se expandiu no Brasil, ainda mais se tratando das famosas ‘cervejas artesanais’, com diversos tipos de sabor, amargor e toques especiais dos mais criativos mestres cervejeiros. Mas você sabia que existe uma fábrica, junto ao bar, por aqui na Zona Sul, que se orgulha de usar a água da Represa Guarapiranga? E o melhor… com fácil acesso e com uma qualidade, que só você provando para sentir na prática.

    Chamado de X Craft Beer, tanto a fábrica, quanto o bar, localizado Rua Júlia Santos Paiva Rio, 126 – Vila Santana (próximo ao Colégio Santa Maria), foram inaugurados em dezembro de 2021, mas o sonho da produção de cerveja é antigo, como relata a sommelier e Mestre em Estilos da X Craft Beer, Fernanda Marin. “O Alexandre, proprietário junto a esposa Rogéria, começou fazendo uma cerveja em 2010 e logo nas primeiras cervejas recebeu uma premiação”, conta.

    Bar e fábrica ficam no mesmo espaço criando um ambiente diferenciado na hora de tomar uma boa cerveja!

    Alexandre Xerxenevsky é natural de Porto Alegre e mudou-se para São Paulo casando-se com Rogéria Xerxenevsky e a partir das primeiras brassagens a cerveja sem dúvida passou a mudar os planos do casal. “Em 2010 não existia muitos insumos no Brasil, era tudo importado e não tinha esse fomento pela cerveja artesanal como se tem hoje”, detalha Fernanda. E Alexandre, ao se mudar para Brasília, acabou abrindo uma cervejaria ‘cigana’ em 2016, que é quando se usa a planta fabril de outra cervejaria para a produção de sua cerveja.

    Mas retornando para São Paulo, Alexandre e Rogéria passaram a ficar presente na capital e no interior do estado , sempre almejando uma fábrica própria. “Em 2020 tiveram a ideia, principalmente devido a pandemia da COVID19 de ter uma fábrica própria na Zona Sul de SP. A partir de setembro de 2020 foi dado início ao sonho com a compra dos equipamentos que chegaram em março de 2021 e a partir de então, iniciou-se a construção da fábrica, inaugurando assim em dezembro”, relembra Fernanda.

    Alexandre e Rogéria têm o orgulho de dizer que as cervejas são produzidas com águas da nossa Guarapiranga. “Lembro que eu ouvia no rádio quando criança o locutor falar da Marginal pra lá sempre, nunca da Avenida Atlântica, então é muito orgulho sim ter uma fábrica de cerveja na região e poder proporcionar essa experiência sensorial diferenciada”, diz a moradora da nossa Zona Sul Fernanda.

    Ao público que ainda não conhece a X Craft, não é só uma oportunidade de provar diversas cervejas com diferentes níveis de amargor e teor alcoólico, mas também de tomar uma cerveja ao lado da fábrica, podendo ver o processo da cerveja em fabricação.

    As cervejas estilo ‘American Larger’ ficam de 15 a 20 dias em processo de maturação e fermentação antes de ficar pronta para consumo

    “A base de toda cerveja é água, malte, lúpulo e levedura. Primeiro o malte chega inteiro e é moído, a casca do grão é importante para a filtração, quando se quebra a casca, o amido fica mais exposto, com a água já fervendo, onde cada cerveja tem uma rampa de temperatura diferente, coloca-se o malte na água, e chamamos este processo de mistura, onde parece um sopão, depois tira-se o bagaço do malte, deixando só o líquido com açúcar extraído do amido do malte, depois vai para o processo de fervura, colocando o lúpulo de amargor, neste processo outras especiarias são colocadas se for o caso, como as cascas de laranjas da nossa Belgian Witbier, depois vai para um processo chamado ‘Whirlpool’, que separa o sólido do líquido, levando apenas o líquido para o resfriamento. Após resfriado vai para o processo final de fermentação e maturação, onde cada tipo de cerveja tem o seu tempo, por exemplo, a American IPA leva de 7 a 15 dias para ficar pronta, já as tradicionais American Larger demora de 15 a 20 dias”, explica Fernanda matando a curiosidade de muitos cervejeiros.

    Existem por volta de 130 estilos de cervejas artesanais catalogadas, com sabores mais adocicados, ácidos (azedo), mais equilibrada, entre outras. Mas Fernanda conta que existe uma ‘massificação’ muito grande de um único estilo, a American Larger. “Mas temos outras variedades, como a Blanche do Cerrado, que é uma cerveja de trigo belga, trazendo notas cítricas de laranja, onde na receita se vai cascas de laranja e sementes de coentro”, explica.

    Alexandre curte um bom e velho rock ‘n’ roll usando e abusando de músicas dos anos 80, como as bandas Depeche Mode, New Order, The Cure, entre outros para se inspirar e criar aromas e sabores que só ele teria a imaginação de criar! E é claro que o estagiário provou algumas cervejas para saber o gosto do Rock na prática, e te digo o seguinte: Você PRECISA conhecer a X Craft Beer, ô cervejas boas!

    Entre na vibe do Mestre Cervejeiro Alexandre Xerxenevsky ao som de Blue Monday – New Order, uma das músicas mais icônica da banda

    Se você gostou, pode procurar a X Craft Beer através do Ifood, onde eles vendem growlers (garrafas) de 1 Litro ou garrafas de vidro de alguns modelos, ou procurar fornecedores credenciados, além disso, você pode entrar em contato para comprar barris de cervejas para seu evento ou festa, a X Craft Beer também disponibiliza serviços para eventos corporativos. Ou você pode conhecer a fábrica que abre o bar aos sábados, das 14h às 21h, com opções de hamburgueres, porções de diversos tipos de batatas e de salgados para você vivenciar a melhor experiência com a melhor cerveja!

    Aproveitamos também para convidar você para o Bloquinho ‘Vai Tomar na Cupecê”, que vai acontecer dentro da fábrica no sábado (26) de carnaval e da matinê para as crianças no domingo (27).

    X Craft Beer

    • Fábrica e bar: Rua Júlia Santos Paiva Rio, 126 – Vila Santana (próximo ao Colégio Santa Maria)
    • Funcionamento bar: Aberto aos sábados, das 14h às 21h
    • Como comprar: Facebook / Instagram / Ifood / Whatsapp
    • Contato: (11) 98096-4170
    • Bloco ‘Vai Tomar na Cupecê’: Sábado (26/02) na fábrica
    • Matinê para crianças: Domingo (27/02) na fábrica

    SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

    Leia mais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    - Patrocinado -

    Últimas