ViaMobilidade apoia refugiados com promoção de feira cultural na praça da Estação Santa Cruz

0
631

Evento que incentiva o empreendedorismo social ocorre entre os dias 27 de setembro e 8 de outubro, com artesanato e gastronomia típicos da Venezuela, Guiana Inglesa, Síria, Colômbia e Congo


A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, em parceria com o Instituto Adus, realiza nova edição da Feira Cultural de Refugiados.

O evento ocorrerá em duas semanas, na Praça da Estação Santa Cruz de metrô (Linha 5-Lilás) – hoje, 27 de setembro, a 1 de outubro, e de 4 a 8 de outubro. De segunda a sexta-feira, quatro refugiados levarão seus produtos para a feira, como artesanato e comidas típicas. Está prevista a participação pessoas vindas de Venezuela, Guiana Inglesa, Síria, Colômbia e Congo.

Nesta edição, a feira marca o Dia do Empreendedor (5 de outubro). Segundo pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil chegou a 38% na TTE (Taxa de Empreendedorismo Total). O número indicado pela pesquisa significa que em torno de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio. A feira do Instituto Adus tem por objetivo incentivar o empreendedorismo social, contribuindo para que os refugiados se estabeleçam no Brasil e que, em médio prazo, consigam estruturar suas vidas e seus meios de subsistência de forma digna.

“Cerca de 80 milhões de pessoas tiveram que se deslocar de maneira forçada, fruto de perseguições, conflitos armados e violações de direitos humanos”, diz Marcelo Haydu. diretor executivo do Adus. O Brasil, segundo ele, acolhe hoje cerca de 53 mil refugiados.

“A feira ocupa a praça da Estação Santa Cruz com uma ação de relevância social e oferece a quem passa pelo local a oportunidade de se aproximar da realidade dos refugiados e recebê-los com empatia e respeito, além de celebrar a diversidade”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade.

Colaboradores da ViaMobilidade acompanharão o evento, a fim de evitar aglomerações e garantir que todas as medidas de saúde e segurança necessárias sejam respeitadas.

Sobre o Instituto Adus

Fundado em 2010, o Instituto Adus atende aos refugiados e outros estrangeiros vítimas de migrações forçadas, na cidade de São Paulo, a fim de reduzir os obstáculos que enfrentam para sua efetiva integração à sociedade brasileira. Para colocar em prática essa missão, o Adus oferece aulas de português, cursos de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Também criaram uma escola de idiomas (Projeto Unno), na qual refugiados ministram aulas de inglês, francês e espanhol. Já ajudaram mais de 10 mil pessoas de 65 nacionalidades ao longo da sua existência.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.