Um dos maiores desafios da engenharia brasileira foi a construção do Cristo Redentor

0
3068

Com 90 anos de inauguração, estátua é considera uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno


O Cristo Redentor é considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e se encontra a 700 metros acima do nível do mar, o que é a mesma altura da Avenida Paulista, cartão-postal da nossa amada cidade. O Cristo completou em 2021, 90 anos de sua inauguração, levando 9 anos para ser concluída.

Para colocar em prática a implantação do maior cartão-postal da América Latina, a obra contou com as parcerias entre o engenheiro brasileiro Heitor Da Silva, junto aos franceses, o escultor Paul Landowski e o engenheiro Albert Caquot.

Foram diversos estudos realizados antes de chegar à conclusão de construir a estátua em concreto armado, pois seria mais adequado para um monumento. A construção começou em 1922. O monumento é oco por dentro, com as fundações cravadas a 4 metros de profundidade da rocha no topo do Corcovado, ao qual se usou explosivos para furar a superfície.

A estátua total possui 38 metros de altura (30m da estátua e 8m do pedestal), e 28m de largura dos braços e pesa 1.145 toneladas. Foi um grande desafio subir todas, mas a já existente linha férrea até o topo da rocha facilitou a vida dos operários.
Mesmo sendo uma obra de extremo risco, a construção do Cristo Redentor não teve nenhum registro de morte, onde existe uma lenda alegando que “Jesus abençoou os operários da obra”.

Para não ficar sem acabamento, toda a estátua é revestida com pedra-sabão, ao qual foi assentado manualmente em pequenos triângulos por toda a estátua, exceto nas mãos e rosto, onde a pedra é lisa. A escolha se deu para qualidade duradoura, é impermeável e possui alta resistência a efeitos climáticos. A estátua passa por restaurações preventivas periodicamente.

Uma curiosidade se dá que o raio pode sim cair no mesmo lugar duas vezes! Em 2008 um raio atingiu violentamente o Cristo, sofrendo danos nos dedos, cabeça e sobrancelhas. Em janeiro de 2014, outro raio destruiu um dedo da mão direita. Ambos passaram pela restauração.

O Cristo Redentor custou $250 mil dólares em dinheiro da época, o equivalente a R$ 8 milhões atualmente, onde grande parte foi custeado pela doação dos fiéis católicos em todo o Brasil. O que poucos sabem ou percebem é que o Cristo possui um coração esculpido na parte externa da estátua!


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.