Um ano após tentativa de fechamento, UBS na Vila Cordeiro permanece aberta, mas tem queda no número de usuários

0
1570

Em 2018, a UBS Meninópolis quase foi fechada e moradores da região passaram a procurar atendimento em outra unidade, de difícil acesso para idosos

 

“Quero reforçar que a UBS Meninópolis está aberta para atendimento ao público. Se fechasse essa UBS, o que seria feito com os idosos? Então, tínhamos que manter, e assim fizemos”. O recado é de Rubens Gomieri, diretor da Associação de Moradores da Vila Cordeiro (VIVACORD).
Desde o ano passado, quando a UBS quase foi fechada, a Associação está engajada na manutenção da unidade que atende, principalmente, os idosos do bairro. A UBS Meninópolis seria fechada pois o aluguel não foi renovado com um dos proprietários do imóvel, que não aceitou a redução de 30% nos contratos de locação, conforme decreto assinado pelo então prefeito João Doria, em janeiro de 2017.
Segundo o diretor da VIVACORD, o iminente fechamento fez cair o número de pessoas atendidas, e muitos idosos foram buscar atendimento na UBS Jardim Edite, que fica há quase 2 km dali. “Houve uma pequena queda no atendimento porque o pessoal ficou sabendo que estava fechando, mas nós cuidamos dos idosos, que não podemos deixar ‘na mão’”, complementa Rubens, preocupado com o trajeto que os moradores idosos fazem entre a Vila Cordeiro e o Jardim Edite.
A preocupação se agrava neste período de gripe, já que a UBS Meninópolis, local mais próximo para muitos, não tem vacina. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a unidade só terá vacinação no Dia D, que acontece em 4 de maio. Até lá, os idosos do bairro terão que se deslocar até a UBS Jardim Edite, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, para receber a vacina.
A VIVACORD, inclusive, tem o desejo de que a unidade tenha atendimento exclusivo para idosos, mas “não há qualquer previsão para alterar o público alvo”, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.