Túnel proposto em 1988 para atravessar o Itaim Bibi será executado pelo Prefeito Ricardo Nunes

0
757
Túnel vai ligar a Av. Pres. Juscelino Kubitschek e a Av. 23 de Maio

Proposta do então Prefeito Jânio Quadros foi cancelada e prevê 2,8 km de extensão


O Prefeito Ricardo Nunes se mostrou comprometido com os investimentos em obras pela cidade, desta vez, visando amenizar o alto tráfego próximo ao Parque Ibirapuera. Foi aberta uma consulta pública para a retomada das obras de um túnel para solucionar o trânsito na região.

O túnel foi intitulado como ‘Boulevard JK’ e é uma iniciativa muito antiga, prometida pelo então prefeito Jânio Quadros, em 1988, mas aterrado pela Luiza Erundina na gestão seguinte. É de se admirar que de todos os Prefeitos de São Paulo, de Erundina para cá, foi Ricardo Nunes quem decidiu por a mão no fogo e retomar algo que surge como uma solução no trânsito local desde a década de 1980.

O túnel terá mais de 2,8 quilômetros de extensão sob a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, cruzando e fugindo de todo o bairro do Itaim Bibi. A ideia é que o tráfego de quem vai em direção ao centro ou outros locais da cidade seja atraído por esse caminho até a Av. 23 de Maio, liberando o fluxo de carros no entorno do Parque Ibirapuera para um trânsito mais local.

O projeto teve apenas 500 metros construídos na época e Ricardo Nunes prevê aproveitar este espaço para reviver um sonho antigo da Prefeitura de São Paulo. O projeto faz parte da Operação Urbana Faria Lima, plano urbanístico para arrecadar recursos a partir do desenvolvimento imobiliário a fim de investir em melhorias na infraestrutura e no incentivo à construção de moradias populares.

A construção de ciclovias, alargamento e arborização de calçadas na região, além de supressão do canteiro central e enterramento da fiação elétrica nos entornos da obra também fazem parte da proposta.

A consulta pública fica disponível no site da prefeitura até este domingo (16), a partir disso, uma empresa será responsável por realizar estudos e apresentar o projeto final, com estimativa de investimento em torno dos R$ 30 milhões.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.