Tabaco: malefícios e tratamento para o vício

0
869

Confira algumas das muitas consequências do tabagismo e o projeto que a rede municipal de saúde tem para tratamento do vício


Fumantes vivem menos e desenvolvem uma série de doenças e problemas relacionados à dependência do tabaco. Confira a seguir alguns malefícios causados pelo tabagismo. As fontes são o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

  • 1 – Fumantes possuem uma expectativa de vida 10 anos em média menor que os não-fumantes.
  • 2 – A cada tragada de um cigarro, toxinas e carcinógenos são liberados para o corpo, dos quais ao menos 70 substâncias são conhecidas por causar câncer.
  • 3 – Mais de um milhão de pessoas morrem todos os anos no mundo devido à exposição ao fumo passivo.
  • 4 – Tabaco envelhece prematuramente, deixa a pele enrugada, fazendo o fumante parecer mais velho mais rápido.
  • 5 – Filhos de fumantes sofrem redução da função pulmonar.
  • 6 – Fumar é um fator de risco para demência; cerca de 14% dos casos do mal de alzheimer em todo o mundo podem ser atribuídos ao tabagismo.
  • 7 – Mulheres que fumam têm maior probabilidade de menstruação dolorosa e sintomas de menopausa mais severos. Além disso a menopausa ocorre de um a quatro anos antes em mulheres fumantes.
  • 8 – Tabaco é o principal causador do câncer de pulmão.

Rede municipal oferece apoio a quem quer parar de fumar

Com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e a consequente mortalidade relacionada ao consumo do tabaco, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento totalmente gratuito para quem deseja parar de fumar, por meio do Programa Cessação de Tabagismo, promovido em conjunto com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo.

Para ter acesso ao tratamento, basta procurar uma UBS, levar a identidade e se inscrever no Programa Cessação de Tabagismo. O atendimento oferecido nas unidades inclui desde a avaliação clínica até terapia medicamentosa, se houver necessidade. Nos encontros, são abordados temas que levam o usuário a compreender os motivos que o levam a fumar, os riscos deste consumo, os benefícios de parar de fumar e até como prevenir as recaídas.

O tratamento para eliminar a dependência pelo cigarro contempla encontros semanais. São três meses de atendimento e um ano de acompanhamento. As sessões podem ser organizadas em grupo ou individuais.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.