Sucesso de público e de crítica, Um Inimigo do Povo, de Ibsen, faz sessões gratuitas em São Paulo

0
182
Young woman eating smoothie in cafe, outdoor happy portrait,

Em 2022, a montagem teve indicações ao Prêmio Shell e APCA


Com uma radicalização das questões políticas propostas pelo clássico teatral Um Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen (1828–1906), José Fernando Peixoto de Azevedo se inspira no cinema para uma montagem mais moderna para a obra do dramaturgo norueguês. O espetáculo parte para 24 sessões gratuitas em teatros municipais, a partir de março de 2024: Teatro Paulo Eiró,** Teatro Alfredo Mesquita e Teatro Cacilda Becker.**

O elenco é formado por Angela Ribeiro, Augusto Pompeo, Cesar Baccan, Lilia Regina, Lucas Scalco, Raphael Garcia, Rodrigo Scarpelli, Rogério Brito, Sérgio Mastropasqua e Thiago Liguori.

Com uma crítica extremamente atual, o texto de Ibsen acompanha o drama do médico Thomas Stockmann, que é ameaçado pelos interesses econômicos e a corrupção do poder público ao descobrir e denunciar que as águas de sua cidade — cuja principal atividade é um balneário e termas — estão contaminadas.

O anúncio gera um enorme conflito quando os empresários locais mobilizam, com apoio da imprensa, a opinião pública contra o protagonista, transformando o herói da cidade em um inimigo do povo — a massa forjada nos confrontos de poder. E tudo ganha uma proporção ainda maior porque ele é irmão do prefeito e casado com a filha adotiva de um grande empresário.

A encenação de José Fernando Peixoto de Azevedo acentua a exposição pública do médico fazendo com que o episódio ganhe ares de terror. Para contribuir com essa atmosfera, o trabalho tem como referência cinematográfica o clássico A Noite dos Mortos Vivos (1968), do estadunidense George A. Romero, que traz um protagonista negro tentando sobreviver em um país onde as pessoas da classe média branca se transformam em zumbis, por conta de uma epidemia.

Horários: Quintas, Sextas e Sábados, às 20h30 | Domingos, às 19h
Ingressos: Gratuitos | Reservas no Sympla ou retire uma hora antes da peça na bilheteria.
Duração: 160 minutos (com um intervalo de 10 minutos)
Classificação: 12 anos

Teatro Paulo Eiró

Temporada: De 14 a 31 de Março
Local: Av. Adolfo Pinheiro, 765 — Santo Amaro

Teatro Alfredo Mesquita

Temporada: De 04 a 14 de Abril
Local: Av. Santos Dumont, 1770 — Santana

Teatro Cacilda Becker

Temporada: De 18 a 21 de Abril
Local: R. Tito, 295 — Lapa


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.