Subprefeitura Santo Amaro inicia 2024 com 43 obras e reformas visando infraestruturas que melhoram o dia a dia nos três distritos: Santo Amaro, Campo Belo e Campo Grande

0
717

São ações produtivas e eficazes que entram em atividades em janeiro com conclusão e entregas até março de 2024

Os bairros de Santo Amaro, Campo Belo e Campo Grande recebem nesta primeira semana de 2024 os serviços de zeladoria urbana, com finalidade de melhorar a infraestrutura.

Estão com limpeza mecânica os Córregos: Zavuvus e Pedreira. As máquinas escavadeiras ficam posicionados ao longo dos córregos para recolher lixo e entulhos das galerias. A medida visa diminuir os danos causados pelo descarte irregular nos Córregos e liberar a passagem da água, evitando os transbordamentos na região.

Outra obra para a prevenção para os períodos de chuvas fortes e intensas que melhorará a capacidade do sistema de drenagem da região será a canalização do Córrego localizado na Rua Odilon Egydio do Amaral. O local receberá nas próximas semanas intervenções estruturais, com contenção das margens e a ampliação da capacidade das galerias.

Os técnicos da Subprefeitura Santo Amaro iniciam o trabalho de recuperação de drenagem e infraestrutura na quadra esportiva pública na Praça Maurilio Mariano, Campo Grande. Com a colocação de tela de proteção e segurança para reservar o local e convívio e equipe no local para realizar o nivelamento no piso e escoamento da água de chuva.

Há também a ativação de projeto Hidrológico na travessia Córrego Canumã, na Rua Capitão Felisbino de Morais, no Jardim Petrópolis. Serão analisados projetos com resultados que venham definir a solução do tipo de travessia a ser ter sob a rua, para melhorar a infraestrutura pluvial.

A Subprefeitura Santo Amaro fará na Rua Paulo Adanísio, no Bairro Vila Campo Grande, a construção de muro de arrimo para conter futuros danos no talude (estrutura inclinação atual) que está apresentando erosão.

A Subprefeitura Santo Amaro faz o atendimento de solicitação de moradores para pavimentar o trecho da Rua Constantino Sergio, entre Zike Tuma e Pedreira. No cronograma de obras, a demanda está em etapa gerencial, documental, logo depois, ou seja, na próxima semana, a equipe estará presente na rua para a realização.

Será também feita a adequação de passeio, com gradil de proteção visando o uso efetivo do talude no local para o fluxo de água na Rua Joaña Castellan, na região de Interlagos.

A partir das inspeções regulares feitas pela Subprefeitura, encontraram a situação que necessita de troca de grelha na Rua João Lery, em Santo Amaro. A substituição do item estrutural promoverá o controle a fim de evitar o retorno da água de chuva. Essa ação terá impacto no sistema viário na região, eliminando pontos de alagamentos e proporcionando benefícios para as pessoas que usam a via, como ligação entre os bairros.

“Como a região da Subprefeitura é ampla, saímos das metas de prevenção e chuvas e vamos para as reformas de ruas, avenidas e praças. Tudo muito bem gerenciado e com projetos de reurbanização e revitalização de espaços de lazer, esportivos e culturais, a fim de proporcionar aos moradores locais adequados, com destinação para a socialização e integração.”, ressalta Thamyris Nagell, Subprefeita de Santo Amaro.

Sendo assim, no roteiro de melhorias da Subprefeitura tem reformas e revitalização visando mobilidade que melhoram a circulação de pedestres e promove qualidade de vida. Três vias recebem recuperação total de piso e calçamentos: Rua Paulo Eiró, Rua Amador Bueno e Rua Barão do Rio Branco.

No mapa de cuidados estão as obras e serviços com construção, recuperação e conservação de vielas nos bairros: Jardim Anhanguera, Vila Campo Grande, Vila Constância e Campininha. São elas: Rua Santana. Rua Sargento Wilson Abel de Oliveira. Rua Amália Pessoa de Vasconcelos. Rua Inácio Xavier. Rua São João Batista e Rua Professor Guilherme Belford Sabino.

A Subprefeitura Santo Amaro, que tem presença e faz zeladoria e manutenção em praças, áreas verdes urbanas e espaços para práticas recreativas e esportes, programou mais reformas e revitalizações em 25 Praças e áreas de circulação. Os trabalhos já começaram e até março de 2024 os endereços de áreas verdes estarão prontos.

Em Santo Amaro

. Praça César Moreira;

. Centro Cultural Santo Amaro – Praça em frente;

. Praça Santa Cruz;

. Praça Mara Attuy Bechara.

Em Campo Belo

. Rua Monsenhor Antonio Pepe;

. Praça Dina;

. Praça Durval Pereira;

. Praça Miguel dos Santos.

Em Campo Grande

. Gaia – Readequação da sede;

. Avenida Interlagos esquina com a Avenida Washington Luís;

. João Baptista Vitoriano, ao lado do número 99;

. Rua (Praça esquina) João Scatamachia, 500;

. Praça Pastor Streme – Distrito Campo Grande;

. João Baptista Vitoriano, ao lado do número 99;

. Praça Contendas;

. Praça Tuney Arantes;

. Avenida Salim Antônio Curiati, 953 – Rampa a reformar;

. Rua (Travessa Fernando) Monlevade, n°198;

. Rua Sobrália, 589 – rampa a recuperar;

. Arena Anhanguera reforma, Rua Marcelino Zonta, 3;

. Casa de Cultura Hip Hop Sul, Rua Sant’Ana, 201.

Seguindo com os cuidados com a reorganização urbana, o Memorial 17 de Julho, na Rua Baronesa de Bela Vista, na Vila Congonhas, também será revitalizado com as melhorias elaboradas em conjunto com a Subprefeitura Santo Amaro e o autor do projeto original, erguido em homenagem aos mortos da tragédia do acidente com avião da TAM, em 2007.

“Esse início do ano e sendo o mês especial, quando comemoramos os 472 anos de Santo Amaro, os pontos de históricos, de memória e desenvolvimento da região ganham zeladoria completa com obras de melhorias”, completa Thamyris Nagell.

A começar pelo Centro das Tradições de Santo Amaro (CETRASA) que receberá reforma estrutural interna para proporcionar visita ao acervo que o CETRASA reúne sobre a memória de um bairro que já foi município e mantém a tradição e o berço do santamarense. O prédio sede fica Av. Professor Alceu Maynard Araújo, 32 – Santo Amaro.

O Centro Cultural Santo Amaro, na Avenida João Dias, que preserva a Biblioteca Pública Municipal Prefeito Prestes Maia e o Teatro Leopoldo Frôes recebem manutenção e revitalização dos espaços de referência e contribuições na construção da cidadania cultural da zona sul.

Como a Prefeitura de São Paulo tem trabalhado para melhorar o serviço de atendimento ao público, o prédio sede da Subprefeitura Santo Amaro, na Praça Floriano Peixoto, 54, no eixo-histórico, passa por reformas para receber a unidade do Descomplica SP, sendo o serviço de excelência para o atendimento aos cidadãos, que ficará pronto em março/2024.

A Praça Floriano Peixoto símbolo do eixo-histórico, também está na programação de revitalização, com os seus centenários Ficus, as Palmeiras Imperiais e o marcante coreto, todo o local passa por reformas e mudanças arquitetônicas para tornar a Praça mais acessível e aberta para visitação.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.