ARTIGO | 2024 é um ano para empreender

0
1008

Todos os dados de pesquisas indicam o alto potencial do brasileiro em empreender. Segundo pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor, o empreendedorismo é o sonho de 6 em cada 10 brasileiros.

O início do ano é o período oportuno para colocar em prática sonhos e promessas mais comuns como cuidar da saúde, perder peso e parar de fumar.

Mas, se observada a pesquisa que mostra que mais de 93 milhões de brasileiros estão envolvidos com o empreendedorismo, é oportuno pensar na proposta de ter o próprio negócio. Dos 93 milhões de brasileiros envolvidos com o tema, 42 milhões já empreendem e 51 milhões são potenciais empreendedores.

E incentivos não faltam. A cidade de São Paulo tem tomado a vanguarda. Vários Projetos de Lei aprovados beneficiam quem quer empreender.

São medidas como a criação do Fórum de Empreendedores do Município; o código de defesa do empreendedor do município; a criação, modelagem e divulgação do índice de empreendedorismo de cada subprefeitura; a inclusão de conceitos de empreendedorismo na rede municipal de ensino e a iniciativa que autoriza o poder executivo a implantar o programa Poupatempo municipal do empreendedor.

E tem mais: Em 2024 haverá um incentivo ainda maior quando da aprovação do Fundo Soberano do Município de São Paulo. Trata-se de uma ação de fundo especial de natureza contábil e financeira, vinculado à Secretaria Municipal da Fazenda, com finalidade de fortalecer e impulsionar o desenvolvimento de projetos de interesse estratégico do Município nas áreas de empreendedorismo, desenvolvimento sustentável e gestão ambiental, social e corporativa (ESG).

O Fundo Soberano Paulistano prevê alocação de 0,20% do orçamento da cidade, estimado em 110 bilhões de Reais e deverá atingir mais de 1 bilhão de Reais em 4 anos.

O Fundo pretende incentivar o desenvolvimento de políticas públicas que fomentem ações alinhadas com o ESG na cidade de São Paulo. Isso inclui iniciativas que abordam questões como a redução da pegada de carbono, a promoção da diversidade e inclusão, e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos da cidade. São várias as iniciativas que corroboram a máxima de que 2024 será um ano para empreender.

Janaína Lima é vereadora na cidade de São Paulo


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.