Startup lança sistema que localiza placas de veículos roubados em SP

0
560

Câmeras “Camaleão 2” atuarão 24h por dia com foco em localizar placas irregulares nas ruas e ajudar na resolução de ocorrências criminais nas cidades

A cidade de São Paulo ganhou mais um aliado na segurança dos seus moradores. Trata-se da startup Gabriel, que desenvolveu um par de câmeras com inteligência artificial para ler e rastrear placas de veículos irregulares, além de um sistema capaz de alertar a polícia sobre a circulação desses carros e motos irregulares na cidade. Em 2023, o município registrou um aumento de 8,2% em relação ao ano anterior (57.501 ante 53.154) nos roubos e furtos de carros e motos, segundo dados da Ituran, empresa de rastreamento de veículos.

O Camaleão 2, como é chamado o par de câmeras da Gabriel, atuará nos mesmos lugares que seu antecessor, o Camaleão: será instalado em fachadas de casas, estabelecimentos comerciais e condomínios. A diferença está justamente na IA que fará a leitura das placas de todos os veículos que passarem pela sua área de cobertura. Isso acontecerá de forma 100% automatizada e 24h por dia.

“Monitoramos as ruas desde 2020 e mais da metade das ocorrências criminais que ajudamos a polícia a resolver tem um ou mais veículos envolvidos”, explica Otávio Costa Miranda, cofundador da Gabriel.  “Por isso, este ano lançamos o Camaleão 2, que é capaz de ler placas de carros e motos e alertar as autoridades policiais sobre a presença de veículos roubados nas ruas”.

O compromisso com a segurança pública, conforme Miranda, não é um empecilho para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados. “Nosso novo sistema de monitoramento inteligente não vai coletar dados sobre os motoristas. Nosso foco não é esse. Vamos monitorar as placas para ver quais estão irregulares. Cada uma delas tem um contexto complexo e carrega uma história.”, garante.

Além de monitorar e transmitir os dados, a startup também conta com um app disponível para as pessoas relatarem situações de insegurança para a Central 24h no botão “Pedir Ajuda”. O aplicativo ainda conta com mapa da área de proteção e de alertas, além de relatos de ocorrências, notícias do bairro, imagens ao vivo e histórico. Com os dados em mãos, a Gabriel poderá auxiliar as autoridades (Polícia e o Ministério Público, por exemplo) na investigação de ocorrências criminais e até alertar imediatamente o que está acontecendo  – quando há um acordo para envio dos materiais sem pedido formal.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.