SP Urbanismo realiza vistoria técnica para requalificação do Eixo Histórico de Santo Amaro

0
975
Na visita, estiveram presentes a Subprefeita Thamyris Nagell e os Vereadores Rodrigo Goulart e Janaína Lima

Troca de piso, ampliação de áreas verdes e estímulo à mobilidade local são alguns dos objetivos


A SP Urbanismo realiza vistoria técnica na área denominada como “Eixo Histórico de Santo Amaro”, na zona sul de São Paulo, para onde está sendo elaborado um projeto de requalificação. O objetivo é melhorar a experiência dos pedestres, fortalecer o comércio local e valorizar o patrimônio cultural nesta região que abriga dez áreas tombadas, entre a Biblioteca Prestes Maia, Catedral de Santo Amaro e a Praça Salim Farah Maluf.

Participaram da visita, na sexta-feira (2), o presidente da SP Urbanismo, Cesar Azevedo, e a subprefeita de Santo Amaro, Thamyris Nagell. Os vereadores Rodrigo Goulart e Janaina Lima também estiveram presentes.

A área de intervenção é de aproximadamente 60 mil ², que se inicia no Largo 13 de Maio e termina na Praça Marcos Manzini. O espaço está incluído em um conjunto urbano de valor histórico reconhecido pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) através da Resolução 14/2002.

Entre as ações previstas estão a reorganização do sistema cicloviário, qualificação da mobilidade ativa e das condições de acessibilidade, requalificação da rede de infraestrutura urbana, segurança viária e iluminação pública, recuperação de áreas verdes, fomento às áreas de encontro e convivência, conservação e visibilidade aos bens tombados e valorização da paisagem urbana e da biodiversidade.

O Largo 13 de Maio será remodelado com novo piso e novas áreas verdes. O espaço livre ao lado da Catedral de Santo Amaro será integrado aos espaços de circulação de pedestres do entorno e contará com um pequeno museu e estacionamento de veículos no subsolo.
A Praça Salim Farah Maluf propõe-se uma vegetação e pisos com pintura artística que remetam ao encontro dos povos fundadores de Santo Amaro. Mobiliários urbanos, ciclovia e área de trânsito calmo (traffic calm) são outras ações a serem propostas.

A Casa de Cultura de Santo Amaro também terá os pisos e canteiros requalificados. O gradil de segurança e os acessos ao equipamento serão reformados para terem baixa altura e acessibilidade total. Também será instalada na parte exterior uma arquibancada para a permanência das pessoas.

Na Praça Marcos Manzini, na parte anexa aos fundos da Biblioteca Prestes Maia, terá o piso requalificado com novo sistema de drenagem e abrigará um espaço para lazer e práticas esportivas, com um projeto de iluminação adequado.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.