SUS é considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos do mundo
O dia 19 de setembro marcou os 32 anos de criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e é considerado motivo de orgulho para muitos brasileiros. Instituído pela Constituição de 1988 e promulgado em 1990 pela lei nº 8080, o SUS é considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos do mundo.
A estimativa é que ainda antes da pandemia de Covid-19 pelo menos 70% da população brasileira dependia do sistema público de saúde, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a realização de todo tipo de procedimento, desde consultas e exames até vacinação e atendimentos de alta complexidade, como tratamento de cânceres e transplantes de órgãos.
Há dois anos consecutivos, o SUS é considerado o melhor serviço público pelos paulistanos, segundo pesquisa do Instituto Datafolha realizada desde 2015. A explicação está tanto na expansão e melhoria dos serviços da rede municipal quanto na própria pandemia de Covid-19, que pôs à prova o sistema público, primeiro no atendimento aos pacientes com a doença, depois com a vacinação, que já ultrapassou as 450 milhões de doses aplicadas nos país, e 35.579.277 doses só na cidade de São Paulo, segundo o último boletim Vacinômetro (14 de setembro).
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br