Show Bruto Afável encerra temporada em São Paulo no Teatro Paulo Eiró

0
769

O projeto é guiado por canções inéditas no formato piano e voz. Todas as músicas do repertório foram criadas a partir de uma parceria entre o duo Fora de Linha e autores selecionados por uma chamada pública realizada em 2022


Amanhã, quarta-feira (19), acontece o último show da temporada paulistana de Bruto Afável, no Teatro Paulo Eiró. Os ingressos são gratuitos.

Bruto Afável é um show de canções inéditas compostas pelo duo Fora de Linha – formado por Suellen Leal e Matheus Alvisi – em parceria com autores da cidade de São Paulo, selecionados em uma chamada pública, ação que inaugurou o projeto.

“Recebemos mais de 280 textos, dos quais escolhemos 11 para a criação desta performance”. Em julho de 2022, Bruto Afável fez uma convocatória direcionada a poetas, rimadores, ensaístas, dramaturgos, roteiristas, artistas visuais e interessados em geral para enviarem textos para a criação de um repertório autoral em parceria, que agora será apresentado no Teatro Paulo Eiró – depois de passar pelo CCSP e Centro Cultural Vila Itororó – em espetáculo no formato voz e piano, pelos próprios integrantes do duo Fora de Linha, que assinam como idealizadores do projeto. As canções transitam por vários estilos e ritmos da música popular brasileira – do xaxado e baião ao rap e às vanguardas paulistas. Todas as faixas, no entanto, têm em comum o diálogo com a cidade de São Paulo, de modo direto ou indireto, mostrando diferentes vivências e pontos de vistas mesclados a sentimentos que também habitam a cidade: amor, revolta, angústia, esperança, desilusão, desejo de ficar e partir.

“No setlist, teremos “Súplica Paulistana” – um texto do Wilson Menestrel que dialoga com a canção “Súplica Cearense”, composição de Gordurinha e Nelinho, cantada por Luiz Gonzaga. Porém, se na versão cearense o que se pede é para que a chuva caia no Sertão, aqui o paulistano pede para que a chuva pare de castigar o povo nas áreas de alagamento. Tem também canções de amor como “Valsa de Amor na Augusta” e “Meu Amor por Você Mora no Cotidiano de São Paulo”, respectivamente textos de Adel J.S e Ana Beatriz Lopes, que retratam histórias de amor em regiões diferentes da cidade. Já em “Um dia”, texto do poeta Jacson Domingos, a canção versa sobre o desejo de um dia ir embora de São Paulo”, detalha Matheus Alvisi. “Queremos evidenciar que a cidade é constituída por diferentes vozes. A criação e a construção coletiva são formas de ocupar seus espaços e construir novas realidades. Acreditamos que criar e pensar sobre a cidade é uma importante forma de agir sobre ela”, conclui Suellen Leal.

Desde 2013, o duo se dedica à criação conjunta. O trabalho de ambos passou por uma verticalização com a poesia, a partir de composições e arranjos feitos sobre a obra de poetas brasileiros, como Waly Salomão e Paulo Leminski. O impulso para esta iniciativa partiu do desejo de realizar um trabalho colaborativo com escritores e artistas que, como eles, vivem e criam na cidade de São Paulo. “O que nos motivou a criação deste projeto foi a possibilidade de conhecer artistas que, de outra forma, talvez não conheceríamos. Poder apresentar este trabalho é uma alegria e uma oportunidade de estabelecer novos encontros”, ressaltam.

A apresentação contará com acessibilidade em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Participam do projeto os autores(as) selecionados(as) com textos para canções: Adel J.S, Alexandre M. Paulino, Ana Beatriz Lopes, Carlos Alberto Xavier, Daniel Viana, Jacson Domingos, Mateus Santos, Maria Irmany Ribeiro, Nathalia Estima, Sabrina Lopes e Wilson Menestrel. O projeto Bruto Afável foi contemplado pela 5ª Edição do Edital de Apoio à Música para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

SERVIÇO
Bruto Afável – Suellen Leal (voz) e Matheus Alvisi (piano)
Data: 19/04 (quarta-feira)
Horário: 21h
Local: Teatro Paulo Eiró
Endereço: Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Alto da Boa Vista, Santo Amaro – SP
Ingressos gratuitos
Classificação livre
Acessível em LIBRAS


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.