Sesc Santo Amaro faz programação especial para celebrar aniversário do bairro

0
885

A partir da próxima sexta-feira (15), começa a programação de comemoração do aniversário de 469 anos do bairro de Santo Amaro. As atividades do SESC incluem Mindfulness, Exposição de fotos e Teatro


A partir da próxima sexta-feira (15), começa a programação de comemoração do aniversário do bairro de Santo Amaro. A organização é feita pela Subprefeitura de Santo Amaro e parceria com o Centro Cultural de Santo Amaro que programaram eventos presenciais e virtuais, por causa da pandemia da Covid-19.

Os festejos incluem e recomendam o uso de máscaras e álcool em gel, coíbem aglomeração e aferem temperatura na chegada. Todos os eventos presenciais observam os cuidados sanitários com acesso e espaços delimitados de acordo com as orientações dos órgãos de saúde.

O Sesc Santo Amaro também preparou uma programação especial para comemorar os 469 anos de Santo Amaro. Confira:

  • Dia 22 | Mindfulness – focar em si com Espaço Ki

Mindfulness é uma técnica de meditação, fundada por Jon Kabat-Zinn, que hoje é usada também pela psicologia, para ajudar o indivíduo na redução do estresse, vivendo com mais atenção ao momento presente.

Vídeo: https://www.youtube.com/user/SESCSantoAmaro

  • A partir de 14 de janeiro | Exposição: Trabalhadores ilustrados – O mundo do trabalho no Brasil do século 20

Trabalhadores retratados em ilustrações de livros e revistas brasileiras — esse é o assunto da exposição. Variedade de ofícios e de grafismos constitui a principal característica do conjunto. As imagens são sedutoras. Elas vêm da literatura, do jornalismo, de ensaios históricos, geográficos e sociológicos, e oferecem um panorama diversificado do mundo do trabalho no Brasil do século XX.

Direta ou indiretamente, o trabalho faz parte do cotidiano de todos nós. Ele ocupa um espaço em nossas vidas que por vezes se confunde com a própria noção de identidade. No entanto, essa importância é sub-representada no âmbito da produção simbólica, incluindo aí as artes em geral e a literatura em particular. As imagens da exposição lançam diferentes luzes sobre essa realidade tão presente e, ao mesmo tempo, relegada a um plano relativamente secundário em nossas obras ficcionais.

Em que pese essa sub-representação, o conjunto de imagens reunido em “Trabalhadores Ilustrados” é estimulante. A história editorial brasileira conta com ilustradores especialmente talentosos, menos conhecidos e reconhecidos do que merecem. A boa notícia é que, neste século XXI, a ilustração está passando por um processo de revalorização. Há uma nova geração de profissionais que trabalha tanto em técnicas manuais como digitais, e que têm produzido imagens à altura da tradição de seus antecessores. É um prazer percorrer essa história povoada por trabalhadores e ilustrações tão inspiradoras. Curadoria: Chico Homem de Melo

O acesso à exposição dá exclusivamente por meio de agendamento prévio de visitas pelo link: https://cutt.ly/hjWmyKh

De terça a sexta das 14h às 20h | Sábados das 10h às 14h

Entre as medidas de segurança adotadas está a redução na capacidade de atendimento, visando a distância mínima de 2 metros de distância entre os visitantes. O uso de máscara é obrigatório durante a visita. 

  • Dia 22, às 12h | Gabinete de Emergências Poéticas

Intervenção cênico-poética em que um casal de atores circula em frente ao Sesc Santo Amaro, e interage com os passantes de forma gentil e engraçada, oferecendo uma “consulta” rápida seguida do diagnóstico e a prescrição do tratamento para o “mal apontado”. A proposta é chamar a atenção das pessoas para o cuidado, que reforce a importância do auto-cuidado. Com Cia. Prana de Teatro.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.