Todas as atividades são gratuitas
Na última quinta-feira (8), a Avenida Paulista comemorou 131 anos de sua inauguração. O Sesc Avenida Paulista oferece neste sábado (10) e domingo (11), uma série de passeios que exploram as diferentes paisagens e possibilidades da avenida mais famosa de São Paulo. No sábado, dia 10, acontecem o “Pedal Esportivo – Luzes da Cidade”, às 18h30 e os passeios “Conhecendo as áreas verdes na cidade e na Avenida”, às 11h e “Memórias e Patrimônios da Avenida Paulista”, às 15h. Já no dia 11, domingo, “Diversidades e a Paulista de Histórias não contadas”, às 11h e “Para Conhecer a Arte na Avenida Paulista”, às 15h, propõem diferentes abordagens sobre a história e importância da via na vida da cidade e quem por ela transita.
Inaugurada por iniciativa do engenheiro Joaquim Eugênio de Lima, que dá nome a uma das ruas que a cruza, a Avenida Paulista se desenvolveu ao longo de seus 131 anos de existência e se consolidou como um dos pontos principais da cidade mais populosa da América do Sul.
Durante muito tempo foi considerada o polo financeiro da cidade, abrigando uma série de bancos e empresas, até receber importantes instituições culturais, restaurantes, cinemas e bares, assim como diferentes manifestações populares, como a maior parada LGBTQIAP+ do mundo, que alteraram a sua paisagem e uso por parte da população, mas mantiveram a sua relevância. Essa pluralidade do espaço é abordada nos passeios “Memórias e Patrimônios da Avenida Paulista”, “Conhecendo as áreas verdes na cidade e na Avenida”, “Diversidades e a Paulista de Histórias não contadas” e “Para Conhecer a Arte na Avenida Paulista”, tendo cada um deles foco em um aspecto específico da história e significância da via.
Os passeios são gratuitos e com inscrições online.
Já o passeio ciclístico noturno “Pedal Esportivo – Luzes da Cidade”, com percurso de 20 km de intensidade moderada, propõe a observação dos enfeites de Natal na região da Avenida Paulista e bairros próximos, como Saúde e Ibirapuera.
O passeio é gratuito e para participar é necessário ter sua própria bicicleta e efetuar a inscrição no Portal Sesc SP.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br