Serviço municipal ajuda nas buscas por desaparecidos

0
64
Picture of young beautiful fitness girl running

Prefeitura afirma que, desde 2019, foram localizadas mais de 3 mil pessoas; saiba como solicitar apoio


Desde 2019, o Serviço Municipal de Apoio a Familiares e Pessoas Desaparecidas de São Paulo ajudou na localização de 3.461 pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

Um dos casos recentes foi o de Jonathan Augusto Ferreira, de 31 anos. Com deficiência intelectual, morador de Ferraz de Vasconcelos, ele foi encontrado na região central da capital no fim do ano passado após dez dias desaparecido. Segundo relato de sua sobrinha, Fernanda Roque, o tio, que mora com dois irmãos, saiu de casa na manhã do dia 11 de dezembro ao encontrar o portão destrancado.

“Ele não fala e não sai de casa sem estar acompanhado. Demos falta dele às 9h. Procuramos pelo bairro, fizemos buscas com a GCM, mas sem sucesso. Às 20h fizemos boletim de ocorrência. Divulgamos pela internet, canais de comunicação da região e colocamos cartazes pela cidade. Até que recebemos o telefonema da divisão de desaparecidos”, conta Fernanda.

O reencontro ocorreu na noite de 20 de dezembro, no Convento de São Francisco, no centro histórico de São Paulo, mais conhecido por Chá do Padre, serviço para pessoas em situação de rua prestado pelo Sefras – Ação Social Franciscana. A família acredita que Jonathan tenha caminhado mais de 30 km de Ferraz a São Paulo. “Seus pés estavam em carne viva”, relembra a sobrinha.

Como solicitar

Para solicitar o apoio nas buscas para o serviço da Prefeitura é preciso ter idade mínima de 18 anos. O procedimento pode ser feito presencialmente no posto avançado, na região central, ou nos núcleos da Ouvidoria de Direitos Humanos do município.

É preciso levar cópia do boletim de ocorrência e foto da pessoa desaparecida, caso opte pela divulgação nos canais de comunicação da divisão. Também é possível registrar o pedido preenchendo um formulário digital. Em caso de dúvidas e orientações, o interessado pode entrar em contato pelo e-mail desaparecidos@prefeitura.sp.gov.br ou do número de WhatsApp ((11) 97549-9770). Fonte Estadão

Postos Avançados

Rua Mauá, 36, próximo à Estação Júlio Prestes
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Rua Dr. Falcão Filho, 69 – Centro
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.