Secretaria Municipal de Cultura destina R$ 11 milhões para Fomento à Cultura na Periferia

0
2

O edital apoia financeiramente os projetos e ações culturais de grupos artísticos e culturais que realizam atividades nos distritos ou bolsões com altos índices de vulnerabilidade social, especialmente nas áreas periféricas da cidade de São Paulo


Como parte do Plano de Amparo à Cultura 2021, a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo antecipa as inscrições da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Cultura da Periferia. Com orçamento de R$ 11,4 milhões, o edital está com as inscrições abertas até às 18h do dia 31 de maio.

O edital apoia financeiramente os projetos e ações culturais de grupos artísticos e culturais que realizam atividades nos distritos ou bolsões com altos índices de vulnerabilidade social, especialmente nas áreas periféricas do município.

O Programa Municipal de Fomento à Cultura da Periferia apoia financeiramente projetos e ações culturais que tenham os seguintes enfoques: gestão de espaços culturais autônomos, pesquisa, criação, produção, difusão e circulação de produções culturais e artísticas das áreas periféricas, arranjos produtivos econômicos locais, como estúdios comunitários, produtoras culturais e editoras, e processos de articulação de redes e fóruns coletivos culturais, entre outros.

E usa como referência o Recenseamento Geral de 2010 do IBGE que divide o município em quatro áreas. As propostas apresentadas neste edital podem ter duração máxima de 24 meses.

Para o secretário municipal de Cultura, Alê Youssef, essa é mais uma iniciativa que demonstra o compromisso da Prefeitura de São Paulo com a cultura e a democratização do acesso às atividades culturais. “O Programa Municipal de Fomento à Cultura da Periferia é uma referência de ação concreta do poder público para apoio aos artistas e profissionais da cultura da periferia. É uma maneira de atenuar a desigualdade nessas regiões, e se torna mais urgente ainda nesse contexto de vulnerabilidade social potencializado pela pandemia”, afirma Youssef.

Sobre o Plano de Amparo

A iniciativa integra o Plano de Amparo à Cultura 2021, um conjunto de medidas diversas de apoio ao carnaval, a artistas, técnicos, produtores, espaços culturais, grupos e coletivos do setor cultural em meio às dificuldades e restrições de isolamento social impostas pela pandemia da covid-19. Antecipação e garantia dos fomentos, criação de um novo edital, chamados de programação e antecipação do PROMAC (Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais) são algumas das medidas anunciadas para estimular economicamente o setor cultural. O cronograma de lançamentos do Plano está sendo realizado entre fevereiro e maio.

As inscrições devem ser realizadas através do site: http://smcsistemas.prefeitura.sp.gov.br/capac/


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.