São Paulo sedia Summit Agenda SP+Verde com debates sobre sustentabilidade e economia verde

0
30
Governador Tarcísio de Freitas na abertura do Summit Agenda SP+Verde - Crédito: Divulgação/Governo de SP

Evento pré-COP30 reuniu autoridades, especialistas e público no Parque Villa-Lobos para discutir soluções contra as mudanças climáticas.

Neste mês de novembro, os olhos do mundo estão voltados para o Brasil. Mais especificamente para Belém do Pará, no norte do país, devido à COP30 (Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas), que terá início na segunda-feira (10). O evento é o encontro de líderes mundiais e organizações na busca de meios de combate às mudanças climáticas. Contudo, diversos encontros pré-COP30 já estão acontecendo por todo o país e um deles foi o Summit Agenda SP+Verde, na cidade de São Paulo.

Promovido pelo Governo do Estado, pela Prefeitura de São Paulo e pela Universidade de São Paulo (USP), o Summit tinha como objetivo realizar debates sobre desenvolvimento sustentável e economia verde. O encontro, aberto ao público e com entrada gratuita, foi realizado nos dias 4 e 5 de novembro, no Parque Villa-Lobos, Zona Oeste. Quem esteve presente pôde aproveitar palestras, workshops e conhecer um pouco mais sobre políticas de sustentabilidade.

Na abertura, o palco principal trouxe o painel “Nova Visão da Economia Verde”, com a presença do Governador Tarcísio de Freitas, o Prefeito Ricardo Nunes, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e o Governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.

“Estamos aqui hoje para esse grande evento pré-COP 30, uma oportunidade para rememorar o que tem sido feito e falar de expectativas e do entusiasmo da Agenda Verde do Estado de São Paulo. Hoje nós temos instrumentos de planejamento que permitem uma visão de futuro. Nosso plano de ação climática conversa com nossos planos estaduais de energia, resiliência e logística e investimentos”, afirmou Tarcísio de Freitas.

Já o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, comentou sobre os avanços da cidade. “São Paulo recebeu o reconhecimento da ONU como uma cidade comprometida e referência mundial nas ações em sustentabilidade e meio ambiente”, afirmou.

Ao longo do dois dias, personalidade e autoridades passaram pelo Summit para dialogar sobre as diversas frentes das adaptações às mudanças climáticas, como o painel “Empregos Verdes, Sustentabilidade e Geração de Oportunidades”, que falou de empregos verdes com a presença do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart e Júlia da Motta, Subsecretária de Competitividade, Desenvolvimento Econômico e Regional.

Por Giovanna Bicalho


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.