Santamarenses se reúnem para 99ª Romaria dos Cavaleiros

0
641

A próxima peregrinação reunirá os fiéis no Largo Boneville, às 0:00hs de sexta (24) para sábado (25) para um percurso de 12 horas até Bom Jesus de Pirapora

 

Por Alexandre Maretti

 

No dia 18 de maio foi realizada a Cavalgada Esquenta, no Recanto dos Cavaleiros de Santo Amaro, no bairro do Riviera. O encontro é uma preparação para a 99ª Romaria dos Cavaleiros do Senhor Bom Jesus de Pirapora de Santo Amaro, uma reunião festeira, aberta aos fiéis devotos do santo e aqueles que se identificam com a romaria anual, tradicional festa religiosa realizada na Zona Sul.  Muitos dos fiéis são cavaleiros e vêm mantendo essa tradição ao longo de seus 99 anos.
No domingo (19), foi realizada a Romaria, com direito a estandartes e cantos religiosos, organizada pelo padre Rogério C. Bhering, pároco da Catedral de Santo Amaro. A procissão partiu do Largo Boneville e subiu a Alameda Santo Amaro com destino à catedral.  Houve uma mobilização no trajeto, organizado pela CET, e um acompanhamento da Guarda Montada da Cavalaria da Polícia Militar.

 

A História
O 1º mantenedor da Romaria foi o Sr. Cenerino Branco de Araújo, fundador da Romaria dos Cavaleiros, aos 16 anos, em 1920. Manteve a tradição até 1969, quando faleceu.
Com a morte de Cenerino Araújo, o Sr. Luiz Antônio da Silva Araújo (o Sr. Luizão, como era conhecido), assume como mantenedor das Romarias até 2011. Após seu falecimento, as sócias-proprietárias do Recanto dos Cavaleiros, e filhas do Sr. Luizão, Vanessa e Karina da Silva Araújo, assumem como principais mantenedoras e apoiadoras da Romaria dos Cavaleiros de Santo Amaro.
Karina e Vanessa buscam manter a tradição das romarias e reavivar ainda mais a religiosidade do culto. Karina diz que hoje em dia existem muitas Romarias e, de uma forma geral, o espírito religioso “começou a se desvirtuar um pouquinho para a cavalgada”, por isso, afirma ser importante resgatar o sentido religioso.
“Antigamente, os diretores espirituais eram os padres e, geralmente, eles acabam ficando mais afastados. E para retomar o espírito da festa, nós resgatamos um costume muito forte que são as procissões, como forma de preparar o espírito do romeiro para o principal momento que é a peregrinação”.
As peregrinações acontecem desde 1920, até os dias de hoje. Devido a outra romaria que passou a existir a partir de 1952, acabou tendo duas romarias no mês de abril. Nos anos 70 se fez uma resolução na comissão, de que no último final de semana de maio é que aconteceria a Romaria.
Depois disso, as Romarias passaram a ser no decorrer do mês de abril e agora ocorre no último final de semana de maio. As saídas aconteciam sempre aos sábados pela manhã, porém, a partir de 2014, devido à urbanização e aos problemas de trânsito, as saídas passaram a ser noturnas.
A próxima peregrinação reunirá os fiéis no Largo Boneville, de onde sairá com horário marcado às 0:00hs de sexta (24) para sábado (25). O percurso até Bom Jesus de Pirapora tem 12 horas de viagem prevista, para aproximadamente 70 quilômetros.

 

O percurso
Concentração: no Largo Boneville, em Santo Amaro | às 00:00hs de sábado
Roteiro: Av. João Dias – Av. Giovanni Gronchi – Av. Dr. Guilherme Dumont Vilares passando por Taboão da Serra onde será a primeira parada, na Praça 21 de Abril.
Depois da 1º parada, segue até a Rodovia Raposo Tavares e, então, à direita da Rua Joaquim Lopes Veiga e Av. Prestes Maia.
A 2º parada será entre a Rua Joaquim Lopes Veiga e Av. Prestes Maia.
Depois da 2ª parada, segue da Av. Dos Autonomistas, em Osasco, até Carapicuíba
A 3ª parada será próximo ao Shopping Barueri, na Rua Gal. Da Divisão Pedro Rodrigues da Silva Nova Aldeinha.
De Barueri segue até a Estrada dos Romeiros
A 4ª parada será na Tapera da Pamonha.
Depois, a romaria passa por Santana do Parnaíba, continuando à Estrada dos Romeiros.
A Peregrinação termina em Pirapora do Bom Jesus com a benção do padre às 14 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.