Rodapés chamam a atenção pela simplicidade na mobília e destaque na decoração

0
563

A escolha do rodapé depende de como você quer decorar o ambiente, a Arquiteta Elaine Gonzalez te ajuda a escolher


Os detalhes dentro de uma casa contam muito na hora de decorar, e o rodapé, que parece ser um tema pouco importante, tem, na realidade, uma função estética fundamental na junção do piso com a parede. A arquiteta Elaine Gonzalez veio falar um pouquinho sobre a instalação dos rodapés.

Além de proteger a parede, tanto na questão de impactos (por conta de batidas de objetos ou dos móveis quando mudam de lugar), quanto a proteção no momento da limpeza com a passagem de vassouras e rodos, o rodapé ainda garante um melhor acabamento entre o piso e a parede.

Há diversos tipos de materiais, mas costumamos trabalhar com 3 modelos: Convencional, de melhor custo e fácil instalação ficando sobreposto a parede; Embutido, onde o rodapé fica nivelado com a parede; e Invertido, instalado com cantoneira metálica embutida na parede, criando um efeito como se a parede estivesse “solta”.

Para os ambientes úmidos, como banheiro e cozinha, o material precisa ser resistente à umidade, modelos de cerâmica e porcelanato são ótimas opções, outra dica é trabalhar com o mesmo modelo utilizado para o piso, dando continuidade.

Outro material resistente à umidade e cupim, podendo ser utilizado em toda a casa, é o poliestireno (um tipo de plástico extremamente durável), tendo várias opções de modelos e cores, além de dar um charme na decoração, também tem como resolver os problemas de fiação elétrica com modelos que tenham o sulco interno.

Outro modelo bastante procurado é o rodapé em MDF, possui instalação fácil e rápido, tem boa qualidade e não atrai cupim, mas não é recomendado para áreas úmidas. Pra quem gosta de ousadia, o rodapé invertido dá a sensação das paredes flutuarem, mas requer atenção especial na hora da instalação.

Mas atenção! Não precisa ficar presos na sensação de combinar o rodapé com o piso, podemos também inovar com efeitos, como a sensação de alongar, tendo o rodapé na mesma cor da parede; O efeito de destacar poder ser feito com uma cor diferente da parede e piso, mas mantendo a combinação em harmonia; ou então combinar o rodapé com as portas, batentes e guarnições, dando um toque mais sofisticado ao ambiente.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.