Revestimento de parede: um guia para escolher o melhor para sua casa

0
166


O revestimento de parede é um dos elementos mais poderosos a nível estético – um componente diferencial que dará mais personalidade e sofisticação ao espaço que você pretende construir ou renovar. Por isso, na hora de escolher o melhor para sua casa você deve levar em consideração, acima de tudo, qual revestimento combina melhor com o seu estilo de decoração, a manutenção que exige, a durabilidade e o orçamento que você tem disponível.

Quais os melhores revestimentos de paredes?

A escolha do material de revestimento de parede deve considerar a finalidade e a localização do espaço.

Corredores e entradas

Para áreas de alto tráfego, a cerâmica é a opção preferida. Sua resistência e facilidade de limpeza garantem uma aparência impecável em áreas de constante movimento.

Banheiros e cozinhas

Em espaços úmidos, como banheiros e cozinhas, o porcelanato se destaca como campeão. Sua resistência à água garante durabilidade e facilita a limpeza em áreas propensas à umidade.

Salas e quartos

Revestimentos de madeira, papel de parede e vinil são opções ideais para quartos e salas. O calor da madeira cria ambientes aconchegantes, enquanto o papel de parede permite expressar personalidade e os revestimentos vinílicos oferecem versatilidade e fácil manutenção.

Conheça os tipos de revestimentos de parede e escolha qual deles melhor se adapta a você e ao estilo de decoração da sua casa:

Cerâmicas e porcelanatos

Embora sejam materiais típicos de banheiros e cozinhas, o uso das cerâmicas, azulejos e porcelanatos foi atualmente bastante ampliado, podendo ser utilizados em qualquer ambiente. Além disso, existem aqueles que imitam outros materiais com uma aparência bastante realista. Entre as suas vantagens estão a facilidade de limpeza e a diversidade de formatos, cores e tamanhos. Estilos populares incluem os modelos Metro White e o ladrilho hidráulico. Seguindo as últimas tendências, as cerâmicas e azulejos também assumem formatos geométricos e 3D, sendo muito utilizadas devido ao seu alto poder decorativo em painéis e paredes de todos os cômodos da casa.

Painéis decorativos 3D

As tendências dos revestimentos de paredes evoluíram da pintura plana para efeitos de volume modernos – os já citados revestimentos com efeito 3D. Os painéis 3D conferem relevo à parede, sendo por si só um elemento decorativo com muito potencial, permitindo assim dispensar elementos adicionais como quadros ou espelhos. Eles podem ser encontrados na forma de módulos de qualquer tamanho e geralmente são feitos de espuma rígida de poliuretano de alta densidade, gesso ou fibras naturais.

Tijolo e pedra

Os revestimentos de parede de pedra e tijolo aparente são um recurso cada vez mais comum. Ocupando apenas alguns metros, são capazes de mudar completamente a imagem de uma parede. Em geral, quando se trata de pedras, distinguem-se dois tipos fundamentais: A pedra natural (geralmente ardósia ou quartzito) que conferem um certo ar rústico aos espaços; e a pedra reconstituída, à base de mistura de cimento que imita a pedra natural. O tijolo à vista, por sua vez, é uma solução econômica e enquadra-se igualmente bem em designs de áreas externas, salas de jantar, cozinhas, etc. A sua diversidade de apresentações, desde o clássico tijolo vermelho até o pintado de branco, passando por uma infinidade de opções, torna-o ideal para qualquer espaço.

Madeira

A madeira é uma boa opção para deixar os ambientes aconchegantes e melhorar o isolamento acústico. Para não sobrecarregar um espaço, o ideal é cobrir apenas uma ou duas paredes e complementar dispensar o restante com acabamentos neutros e lisos. É preciso lembrar também que se for madeira natural este revestimento exige muita manutenção, principalmente quando usado em áreas externas. Como alternativa, existem revestimentos cerâmicos e laminados que remetem à madeira com bastante sucesso.

Vidro

O vidro tem chegado a grandes projetos de arquitetura, design e decoração de interiores. Seja pela segurança, pela estética ou pela praticidade, vidros e espelhos estão entre as opções de revestimento de paredes. O vidro também é uma solução ecológica que pode ser perfeita para agregar mais luz a um espaço ou conseguir uma comunicação fluida entre duas divisões. Dentro deste tipo estão os blocos de vidro e os cobogós, que podem servir de separador, mas deixando entrar toda a luz natural proporcionada pelas janelas do cômodo mais próximo.

Metal

O metal como revestimento de parede transmite uma estética industrial muito vanguardista, ideal para casas com projetos contemporâneos. Combinado com tijolo ou cimento e com elementos decorativos reciclados, pode criar um ambiente verdadeiramente atraente e inovador. O metal é durável, resistente e pode ser moldado em uma variedade de formas e acabamentos.

Fibras naturais

Revestimento de parede de fibra naturais, como cortiça ou junco, por exemplo, são bons isolantes acústicos e conferem um aspecto diferente e atraente ao ambiente onde estão inseridos, mas têm maior necessidade de manutenção e menor durabilidade. Existem alguns materiais que imitam fibras naturais, compostos por madeira e cimento. A composição destes painéis se mostra mais resistente, além de possuírem formas e cores únicas.

Papel de parede


Hoje em dia existe uma grande variedade de papéis de parede, adaptados às estéticas mais atuais para revestimentos, incluindo estilos geométricos, vintage retrô, biofílico, mármore e 3D. Entre os tipos destacam-se o papel de parede lavável, que conta com uma película protetora confeccionada em PVC; o papel vinílico, coberto por uma película protetora transparente (polivinil); o papel TNT, que possui fundo têxtil com camada de vinil acrílico envernizado, o que o torna impermeável e lavável; entre outros.  

Escolher os revestimentos de parede adequados não é apenas uma questão estética, mas também funcional. A variedade de opções permite adaptar suas escolhas às necessidades específicas de cada espaço, conseguindo um equilíbrio perfeito entre estilo e funcionalidade.  Ao considerar a finalidade de um ambiente, a estética desejada e a funcionalidade exigida, você poderá transformar a sua casa em um autêntico reflexo do seu estilo. Faça da sua casa um lugar que conte a sua história através dos revestimentos de parede que você escolher!


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.