Reunião na Subprefeitura da Capela do Socorro esclarece dúvidas sobre o Aquático SP

0
443

Aquático SP interligará as regiões do Grajaú e de Pedreira / Alvarenga, e deve estar totalmente implantado em 2025 


No dia 15 de fevereiro, a Subprefeitura Capela do Socorro realizou uma reunião em seu auditório para a comunidade da região a fim de explicar como funcionará o Aquático SP, transporte hidroviário da represa Billings que ligará o Parque Cantinho do Céu e o Parque Mar Paulista.

O subprefeito da Capela do Socorro, Cláudio Schefer, conduziu o encontro. Também estiveram presentes, para dialogar sobre o assunto, Janete Laginhas, superintendente de Planejamento Estrutural, seu assessor Eduardo Reis e Ricardo Fernandes, arquiteto de Planejamento, todos da São Paulo Transportes (SPTrans).

Ao ser questionada, a superintendente afirmou que os passageiros do hidroviário terão em Mar Paulista uma linha de ônibus diretamente para Santo Amaro, destino mais procurado por aqueles que saem da região do Grajaú. No Cantinho do Céu operará também uma linha circular de ônibus para facilitar a chegada dos passageiros dos pontos das linhas normais às embarcações.

Sobre a navegação do Aquático SP, Janete afirmou que as embarcações farão seu trajeto sempre pelo meio da represa para não causar ondas e não agredir as margens. Segundo ela, calcula-se que serão transportadas, diariamente, em um primeiro momento, cerca de 2,3 mil pessoas, no horário das 6h às 20h. A princípio, o transporte funcionará em Operação Assistida, assim permanecendo até que toda sua infraestrutura esteja robusta.

Janete destacou a economia de tempo que os moradores da região farão ao utilizar o Aquático SP: “Um trajeto de ônibus entre o Cantinho do Céu e a Pedreira leva cerca de 1h20, percorrendo 17,5 quilômetros. Já no Aquático, este trajeto levará 30 minutos”, acrescentando que a implantação do Aquático SP na represa de Guarapiranga está em estudos.

Por fim, Janete acrescentou que todo controle de integração do Bilhete Único se dará no Cantinho do Céu e em Mar Paulista haverá apenas contador de passageiros. O acesso ao Aquático SP será pelo Bilhete Único, inclusive com a adoção da tarifa zero aos domingos e feriados. Durante a Operação Assistida não será cobrada tarifa. No local de embarque haverá bicicletário, para 50 bicicletas e com zeladoria, área de pré-embarque e área de controle.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.