Racismo e Nazismo viram o assunto da semana na região de Santo Amaro

0
1098

Lista de presença estava escrito ‘Macaca’ em espaço para nome da professora; Encontrado suástica nazista em carteira; Pichações nazistas aparecem em rua próxima


O nazismo foi um dos regimes militares mais maléficos da história recente da civilização humana. A própria Constituição Federal prevê prisão de 2 a 5 anos e multa para qualquer tipo de menção, usar símbolos, distintivos, fazer propaganda, entre outras apologias.

O tema vem ganhando força (e preocupação) na nossa Santo Amaro nestes últimos dias, visto que alunos (ou funcionários) da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professor Linneu Prestes, protagonizaram cenas lastimáveis para a educação regional.

No dia 24 de outubro, o espaço dedicado ao nome da professora de sociologia, Ana Paula Pereira Gomes, na lista de presença de salas estava escrito “macaca”. Em vídeo ao G1, Ana disse: “Chegou ao meu conhecimento por meio de colegas. (…) Soube que a lista estava com o Diretor, tentei acessar, perguntei para as pessoas da secretaria. Percebi o constrangimento geral porque todo mundo já sabia do ocorrido, menos eu.”

Ana esperou alguns dias para ver se a escola tomava alguma providência, mas sem sucesso. “Esperei do dia 24 ao dia 27 para a escola fazer alguma ação coletiva e a escola sequer registrou que isso aconteceu, nem documentou”. Como forma de protesto, a professora ficou até terça-feira (8) sem lecionar suas aulas.

Para piorar toda essa história, em uma das salas que Ana leciona foi encontrado numa carteira o desenho de uma suástica nazista junto com o símbolo das letras SS, o Esquadrão de Proteção (Schutzstaffel) nazista.

Além disso, na última semana, uma leitora da Gazeta de Santo Amaro enviou fotos para a redação denunciando pichações com suásticas nazistas na Alameda Santo Amaro. Não há nenhum indício da pichação, da marca na carteira e do caso de racismo terem o(s) mesmo(s) suspeito(s).

De maneira melancólica, devemos reforçar a ideia de espalhar as maldades que o nazismo cometeu e reforçar, principalmente às novas gerações que estão na escola, de que esse tipo de ideologia é crime e possui sequelas políticas, históricas, emocionais, afetivas e pessoais em milhões de vítimas no passado.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.