Projeto-piloto de ‘rotatória infiltrante’ será referência de urbanismo sustentável para Santo Amaro

0
936
Rotatória na Rua Job Lane, no Jardim dos Estados, será arborizada, ajudando a escoar água da chuva

Parceria conta com ideias das arquitetas e urbanistas, Jaciara Schaffer e Marlene Bicalho


O agravamento da crise climática somada aos efeitos da urbanização, como adensamento construtivo e populacional, ocupação inadequada de áreas de várzea, retificação e canalização de rios e córregos, somada à impermeabilização de ruas e lotes, geraram a urgente necessidade de repensar a cidade em favor da regeneração e resiliência, ampliando as áreas verdes disponíveis e favorecendo a drenagem sustentável.

A parceria feita em Santo Amaro entre Poder Público e as Arquitetas e Urbanistas Jaciara Schaffer Rocha e Marlene Bicalho Reis para estruturar um projeto de sustentabilidade em regime de coparticipação, foi ampliada para agregar apoiadores, como o CADES Santo Amaro (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz), a Associação de bairro SAJAPE e moradores locais, gerando o engajamento para viabilizar um projeto de jardim de chuva ou rotatória infiltrante com protagonismo arbóreo, que partiu de uma ação inicial próxima da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA).

Exemplar arbóreo único, o pau-ferro (Libidibia ferrea) foi a espécie escolhida para o plantio na rotatória, de grande porte e copa, cujo plantio foi definido 50cm abaixo do nível do asfalto, nível da superfície de infiltração final, em depressão que seria formada para captar parte das águas escoadas da rua. Além da árvore central, o plantio de mudas herbáceas, algumas nativas e rústicas, cumprem relevante papel de fitorremediação, que é a capacidade de processar poluentes difusos dissolvidos na água, como mercúrio, ferro, óleos e graxas, entre outros, além de funções polinizadoras para benefícios à biodiversidade.

O projeto piloto da rotatória da Rua Job Lane é considerado referência em Santo Amaro, um grande volume de águas de chuvas deixará de escoar para as áreas à jusante, mais baixas, em colaboração para o controle de enchentes e alagamentos. Às funções de organização do trânsito serão incorporadas funções ecológicas e ganhos ambientais associados ao verde do plantio com infiltração de águas e atenuação do escoamento pluvial, atributos de qualificação da paisagem urbana. Devido ao processo de infiltração de águas, a rotatória na Rua Job Lane colaborará com o reabastecimento dos lençóis freáticos do território.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.