23.2 C
São Paulo
quarta-feira, 17 abril, 2024
Mais

    Projeto Novo Rio Pinheiros já conectou redes de esgoto para 650 mil famílias

    Mais lidas

    Limpeza do rio Pinheiros foi um projeto inédito no país, e sucesso no curto prazo se deu graças à parceria com a iniciativa privada


    Durante o Fórum Estadão Think, sob a temática “Sustentabilidade, Habitação e o Novo Rio Pinheiros”, foram debatidos no último dia 25, assuntos sobre as políticas públicas que caminham juntas para oferecer maior qualidade de vida à população de São Paulo.

    Um dos participantes do Fórum, o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Fernando Chucre, informou que no início do projeto do Novo Rio Pinheiros, a meta era conectar mais de 533 mil residências à rede de tratamento de esgoto, assim diminuindo a carga de matéria orgânica que chega sem tratamento aos afluentes e, consequentemente, ao rio.

    “Essa meta foi batida e ultrapassada, trazendo o rio de volta para a vida dos paulistanos. “Conectamos redes de esgoto para 650 mil famílias e evitamos que esse material seja despejado diretamente no rio. Além disso, estão sendo implantadas cinco unidades de recuperação da qualidade da água, algumas delas já operando, que vai ser o segundo grande salto na qualidade do rio. Até o momento, mais de 80 mil toneladas de lixo já foram removidas”.

    Durante o evento, os participantes do Governo também mostraram que a limpeza do rio Pinheiros foi um projeto inédito no país, que se tornou uma referência assim como os programas de despoluição do Rio Tamisa e Sena na Europa, além de trazer mais dignidade para a população, principalmente aquelas de ocupações irregulares.

    “Esse projeto já conectou esgoto a mais de três milhões de pessoas. E o saneamento básico é o primeiro passo para a dignidade delas. Por isso, temos que engajá-las cada vez mais para não jogarem lixo no rio e em seus afluentes, afirmou Marcos Penido, Secretário de Governo.

    Já para o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, “a Companhia implementou uma forma de contratação dos projetos pagando por resultado e isso fez a diferença, pois possibilitou entregar o rio antes do prazo em uma condição muito boa. Mas quero destacar que o grande mérito desse programa é atender às pessoas carentes das áreas informais”, completou.


    SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

    - Patrocinado -

    Leia mais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    - Patrocinado -

    Últimas