Projeto Linha Mestra abre exposições de arte têxtil em Parelheiros

0
315

Mostras apresentam obras autorais de mulheres residentes em periferias de São Paulo e de coletivos de artistas já estabelecidos


O Projeto Linha Mestra é uma iniciativa desenvolvida para a formação de mulheres periféricas em artes têxteis com foco em geração de renda, em cinco regiões da cidade de São Paulo, e agora apresenta os trabalhos de  participantes das oficinas realizadas, ao longo desse ano, em Parelheiros, Sapobemba, além de artistas convidadas. As exposições incluem oficinas gratuitas e rodas de conversa.

Criado pela empresa Mina Cultural, o Linha Mestra acontece por meio do Promac da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com parceria da Secretaria de Educação e patrocínio da Meta. Até o final do ano, o projeto lançará um vídeo sobre a iniciativa que envolve 150 mulheres residentes em comunidades, com cenas das oficinas, exposições e depoimentos das participantes. “Uma vez capacitadas, essas mulheres poderão utilizar materiais de baixo custo para produzir objetos e vestimentas com valor artístico para comercialização na própria comunidade e em quaisquer outros lugares”, afirma a produtora executiva da empresa Mina Cultural, Maysa Lepique.

Exposição Linha Mestra Parelheiros

De 2 a 8 de dezembro, das 10h às 17h, no espaço PSTA (Parelheiros Saudável Territórios Abraçados), o público poderá conferir resultados promissores, realizados ao longo desse ano nas oficinas de bordados e de empreendedorismo do Projeto Linha Mestra.

A mostra também inclui obras da série “Memórias do Sertão” do grupo Teia de Aranha (responsável pelas oficinas de bordados do Linha Mestra); e cestos das artesãs Guarani Mbya da Terra Indígena Tenondé Porã, aldeia localizada no extremo sul de São Paulo, e referência em práticas agroecológicas e pela riqueza de seu artesanato. As peças podem ser usadas como decoração e trazem desenhos geométricos em suas tramas, que remetem à mitologia e à cosmogonia Guarani.

Programação aberta ao público:

04.12, das 10h às 12h – vivência com as artesãs Guarani

Outras atividades oferecidas por artistas e artesãs locais:

05.12, às 10h – oficina de dança

06.12, às 14h – oficina de bolsas

07.12, às 14h – oficina de crochê

08.12, às 10h – oficina de alimentação saudável

08.12, às 14h – oficina de corte e costura

Serviço: PSTA (Parelheiros Saudável Territórios Abraçados), de 2 a 8 de dezembro, das 10h às 17h, gratuito. R. das Figueiras, 27 – Vargem Grande/Parelheiros (zona Sul).


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.