Projeto “Cantinho da Leitura” realizou contação de histórias para crianças de São Paulo (SP)

0
714

Ação aconteceu na segunda-feira (9) estimulando o hábito da leitura


O Projeto “Cantinho da Leitura” realizou na segunda-feira (9) a apresentação de contações de história, em duas escolas públicas de São Paulo (SP). Além das apresentações, as escolas receberão a doação de duas estruturas físicas com um acervo de 80 livros de literatura infantil, sendo 10 em braile.

O “Cantinho da Leitura” tem o objetivo de incentivar a prática da leitura e de atividades lúdicas e, para isso, entregam a cada escola contemplada um acervo cultural por meio de uma estrutura, em que será possível disponibilizar os livros para as crianças e adolescentes. O projeto contou com intérprete de Libras e monitor para auxiliar participantes que possuíam alguma deficiência.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil defende que o trabalho com a leitura se inicie desde muito cedo e faça parte do cotidiano escolar, orientação que aparece, especialmente, no campo de experiência de escuta, fala, pensamento e imaginação.

De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, realizado em 2022, cerca de 52% dos brasileiros têm esse hábito, mas o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos. O brasileiro costuma ler cerca de quatro livros por ano, enquanto o canadense lê 12, o que indica um índice de leitura bem abaixo da média. Assim, o “Cantinho da Leitura” busca aproximar o público deste hábito e do acesso às obras.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Cantinho da Leitura” tem a produção da Faço Arth, apoio da Komedi e com patrocínio da ONE e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

“Assim como nós, o projeto entende as crianças como agentes mobilizadores em suas comunidades. Não apenas na infância, com o exemplo da educação e aprendizado, mas também no futuro, quando se tornarem cidadãos e profissionais excepcionais. É pensando nesse futuro, que começa agora ,que realizamos os nossos investimentos”, comenta Gilberto Santos, (Country Head) da ONE Brasil.

Escolas contempladas pelas apresentações do projeto “Cantinho da Leitura”: Escola Estadual“Prof Iturbides Bolivar de Almeida Serra” e Escola Estadual “Deputado Aurélio Campos”.

Sobre a ONE: A Ocean Network Express (ONE) nasceu em 2018, fruto da união de três grandes empresas japonesas de transporte marítimo. A sede global fica em Cingapura e as sedes regionais estão espalhadas por todo o globo: Hong Kong, Cingapura, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil. Atualmente, a ONE é a sétima maior transportadora de container do mundo, com uma frota de aproximadamente 1,51 milhão de TEU. Operando mais de 205 navios, oferece uma rede internacional ágil e confiável com mais de 130 serviços para 120 países, e segue em crescimento. Na área de Corporate Social Responsibility (CSR), a ONE foca em quatro dos 17 pilares de dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: 1) Erradicação da Pobreza, 2) Fome Zero, 3) Educação de Qualidade e 4) Ação Contra a Mudança Global do Clima. Além disso, atua com foco nas necessidades das comunidades locais, atrelando suas ações à inovação e qualidade de vida.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela ONE. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Redes Sociais da ONE
INSTAGRAM: @one.latin.america
FACEBOOK: @ocean.network.express.latin.america
LINKEDIN: Ocean Network Express Latin America


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.