Programa da Prefeitura de São Paulo ajuda beneficiários a encontrar novos caminhos para desenvolvimento profissional

0
955

Oportunidades de qualificação profissional auxiliam participantes a voltarem para o mercado de trabalho

Com 16 projetos ativos, o POT – Programa Operação Trabalho da Prefeitura de São Paulo atua em várias frentes na Capital. A ação conta com 16 mil beneficiários em diversas atividades de frente de trabalho e qualificação profissional, visando o retorno ao mercado de trabalho.

Entre os projetos destaca-se o POT Agente SUAS – Sistema Único de Assistência Social, que proporciona atuação junto a equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), entre outros. São mais de 500 beneficiários somente nessa modalidade do POT, que contam com bolsa auxílio de R$ 1.482,60 para seis horas diárias de trabalho.

Adriana Bezerra é um exemplo do impacto do programa no desenvolvimento de sua carreira. A ex-beneficiária, que é uma mulher indígena, participou de uma das primeiras turmas do POT Agente SUAS, projeto com nove anos de atuação. “O POT apresenta diversas outras oportunidades que são extremamente importantes para o seu fortalecimento e para reduzir a sua situação de vulnerabilidade social. Foi com o programa que eu entendi com o que eu gostaria de trabalhar e como queria ajudar também as minorias. Foi um divisor de águas em minha vida”, salienta.

Atualmente, Adriana alcançou a posição de supervisora de assistência e desenvolvimento social na Prefeitura de São Paulo, uma conquista impulsionada pelas ações do POT. Como a primeira mulher indígena da etnia Kanindé a ocupar um cargo de liderança na área, a ex-beneficiária enfatiza a importância do programa. “Atuo na zona leste da Capital, em Cidade Tiradentes, onde posso retribuir o apoio recebido da comunidade e da assistência social em minha vida”, conta.

Atualmente, o Programa Operação Trabalho conta com dois centros de qualificação profissional, nas zonas central e norte, com cursos nas áreas de gastronomia, corte e costura, beleza, tecnologia, entre outros. Ainda neste ano estão previstos dois novos polos na região sul e leste na Capital. Além das aulas presenciais, também são disponibilizadas capacitações on-line pelo Portal Cate.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.