Procon-SP alerta para golpe que clona o WhatsApp

0
579

Após a clonagem, o golpista passa a enviar mensagens para os contatos da pessoa pedindo dinheiro em seu nome, então, o consumidor deve ficar atento e jamais fornecer seus dados, senhas ou códigos


O Procon-SP alerta os consumidores para terem cuidado com o golpe da clonagem da conta do WhatsApp. Dizendo ser funcionário de site de compra, o golpista entra em contato e pede que a vítima digite um código de seis números para supostamente ativar um anúncio: esse código é a verificação do WhatsApp e com ele o criminoso consegue clonar a conta do consumidor. 

Após a clonagem, o golpista passa a enviar mensagens para os contatos da pessoa pedindo dinheiro em seu nome. O consumidor não deve enviar o código de seis números. É importante ainda habilitar a “verificação em duas etapas” no whatsapp: clique em “configurações”, “conta” e “verificação em duas etapas”. 

“Nesse momento de pandemia, os golpes pela internet e redes sociais explodiram. É preciso que o consumidor desconfie sempre, redobre a atenção e nunca forneça senhas ou sequência de números”, destaca Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor. 

Caso tenha sido vítima do golpe, a pessoa deve entrar em contato com support@whatsapp.com e pedir a desativação temporária da conta. 

Confira dicas para evitar cair em golpes: 

  • não forneça dados, senhas, códigos; 
  • não acredite em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro, enviadas pelo WhatsApp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links; 
  • não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem; 
  • não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais; 
  • baixe aplicativos apenas das lojas oficiais; 
  • em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar; 
  • utilize antivírus no computador, tablet e smartphone.

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.