Problemas ortopédicos: saiba quais são os mais comuns e como preveni-los

0
204
Foto Freepik

Dr. Luiz Renato Brand, médico-especialista em ortopedia e traumatologia do Pilar Hospital, em Curitiba, explica quais são os principais problemas ortopédicos e como tratá-los


Os problemas ortopédicos são aqueles que afetam o sistema musculoesquelético, formado por ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações. Eles podem causar dor, inflamação, deformidade, limitação de movimentos e até mesmo incapacidade funcional. Confira os mais comuns:

Problemas de coluna

Os problemas de coluna estão entre os mais frequentes e podem ter diversas causas, como má postura, uso de calçados inadequados, excesso de peso, lesões por esforço repetitivo ou traumas. Para prevenir os problemas de coluna, o Dr. Brand recomenda manter uma boa postura, evitar carregar peso excessivo, usar calçados confortáveis e com bom amortecimento, praticar atividades físicas regulares e ter uma alimentação equilibrada.

Artrose

A artrose é uma doença degenerativa que afeta as articulações, causando desgaste da cartilagem que reveste as extremidades dos ossos. Para prevenir a artrose, o Dr. Brand aconselha manter um peso adequado, evitar atividades de alto impacto, usar calçados apropriados, fazer exercícios de baixo impacto, como caminhada, natação e bicicleta, e ter uma alimentação rica em cálcio e vitamina D, que são essenciais para a saúde dos ossos.

Pé chato

O pé chato é uma deformidade que se caracteriza pelo achatamento do arco plantar, que é a curvatura natural do pé. Para prevenir o pé chato, o Dr. Brand orienta evitar o uso de calçados apertados, de salto alto ou sem solado, que podem prejudicar o desenvolvimento do arco plantar.

Tendinite

A tendinite é a inflamação de um tendão, que é a estrutura que liga o músculo ao osso. Para prevenir a tendinite, o Dr. Brand recomenda evitar movimentos repetitivos ou que forcem demais o tendão, fazer alongamentos antes e depois de atividades físicas ou laborais, usar equipamentos de proteção, como luvas, cotoveleiras e joelheiras, e corrigir a postura.

Bursite

A bursite é a inflamação de uma bursa, que é uma bolsa cheia de líquido que fica entre o tendão e o osso, funcionando como um amortecedor. As atividades físicas são fundamentais para fortalecer os músculos que sustentam as articulações, melhorar a circulação sanguínea, reduzir o peso corporal e aliviar a dor e a rigidez.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.