PrEP na Rua chega ao Grajaú neste sábado (7)

0
570

Projeto permite que usuários iniciem o uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) fora de uma unidade de saúde


Após uma primeira ação bem-sucedida, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), por meio da Coordenadoria de IST/Aids, leva o projeto PrEP na Rua ao Grajaú, na zona sul de São Paulo. A iniciativa busca expandir o acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV. A atividade será realizada no próximo sábado, dia 7 de agosto, no Centro Cultural do Grajaú.

A PrEP consiste no uso contínuo de medicamentos antirretrovirais (na forma de um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida. Para dar início ao uso da PrEP, o cidadão passará por uma consulta com profissionais de saúde presentes na ação. Além da PrEP, a população poderá realizar testes rápidos para HIV e retirar camisinhas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV.

“O projeto PrEP na Rua ajuda a ampliar a divulgação dessa forma de prevenção ao HIV. Fizemos uma primeira ação na região central, como parte do Mês do Orgulho LGBT+. Os resultados foram muito animadores, o que nos levou a expandir para outros locais da cidade, especialmente locais mais distantes da região central”, explicou Cristina Abbate, coordenadora da Coordenadoria de IST/Aids. O Grajaú é o distrito mais populoso de São Paulo, com 370 mil habitantes, e com o maior contingente de jovens. Cristina reforça que a PrEP é uma das razões que explicam a redução no número de novos casos de HIV nos últimos três anos na capital paulista.

Atualmente, os 26 serviços da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids oferecem a PrEP, além de outras 28 unidades municipais que são referência em hormonização para pessoas trans e travestis.

A ação do dia 7 é feita em parceria com o Centro Cultural do Grajaú e será realizado no local, Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252, das 16h às 20h (cadastro terminando 19h). Equipamento da Secretaria Municipal da Cultura, e tem apoio do coletivo LGBT+ Travas da Sul.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.