Prefeitura serve 2,3 milhões de refeições diariamente para mais de 1 milhão de alunos na cidade

0
972
A composição das refeições dos alunos é organizada a partir do tempo de permanência na Unidade Escolar

A composição das refeições dos alunos é organizada a partir do tempo de permanência na Unidade Escolar


Diariamente, a Prefeitura de São Paulo serve cerca de 2,3 milhões de refeições para mais de 1 milhão de estudantes. De forma ininterrupta, alunos da rede municipal de ensino recebem de segunda a sexta a merenda que já chegou a ser premiada por conta de seu valor nutricional. O cardápio escolar da prefeitura foi reconhecido no prêmio internacional C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards, na categoria “Unidos para Inovar!”.

Atenta às necessidades nutricionais dos alunos, a Prefeitura conta com equipes de nutricionistas, logística, qualidade e gestão. O cardápio é variado, nutritivo e saboroso, formulado prioritariamente com itens orgânicos, da agricultura familiar. A banana, o arroz, o suco de uva integral e as hortaliças são comprados de produtores locais da capital. Os demais ingredientes são fornecidos por empresas que atendem toda a rede escolar.

O cardápio prioriza a oferta de alimentos in natura e minimamente processados, de acordo com as diretrizes nutricionais estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). São oferecidas de quatro a nove porções de carne bovina, suína, de frango ou peixe por semana.

Se o estudante tiver restrições ou intolerâncias alimentares, ele tem direito a dieta especial, mediante a apresentação de laudo médico. Os detalhamentos dos cardápios com os valores nutricionais dos alimentos servidos podem ser consultados por toda a comunidade na plataforma do Prato Aberto.

A composição das refeições dos alunos é organizada a partir do tempo de permanência dos alunos na Unidade Escolar. Quanto mais tempo na escola, mais refeições são servidas. Veja abaixo:

  • Os alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) que permanecem 10 horas na Escola, recebem cinco refeições (desjejum, colação, almoço, lanche e refeição da tarde);
  • Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) que permanecem 6 horas, recebem duas refeições (lanche e almoço ou lanche e jantar);
  • Os alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) que permanecem 5 horas, recebem duas refeições (lanche e almoço ou lanche e jantar).

Os alunos em tempo integral, que permanecem 7 horas, recebem três refeições (lanche, almoço e lanche).


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.