Capital inicia o recape de 80 novos trechos que correspondem a quase 1,8 milhão de metros quadrados

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Cidade atualmente tem 82 trechos em andamento e 181 finalizados

Cidade atualmente tem 82 trechos em andamento e 181 finalizados


A Prefeitura de São Paulo deu início à execução de 80 novos trechos dentro do Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária somente no mês de maio. O número corresponde a quase 1,8 milhão de metros quadrados novos, chegando a 6,6 milhões de metros quadrados no total, entre finalizados e em execução. Em quilômetros, a marca representa a mesma distância da cidade de São Paulo até a Bolívia, ou a Argentina.

A operação, que está sendo realizada de Norte a Sul da capital, é executada de maneira sustentável, com a utilização do RAP espumado. Desde junho de 2022, mais de 180 mil toneladas de material reciclado foram utilizados no serviço. Entre os critérios considerados para a escolha destas vias estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus e histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.

A recuperação das vias é feita com o uso de tecnologia de ponta, correção dos danos estruturais e material resistente à fadiga provocada pelo tempo e tráfego intenso. Os trechos recebem asfalto de alta qualidade e pensado sob os princípios da economia sustentável. São 82 trechos em andamento, que totalizam uma área de cerca de 2 milhões de metros quadrados. Desde 20 de junho, início do programa, o recape finalizou 181 trechos, que correspondem a mais de 4,4 milhões de metros quadrados.

Para a realização das intervenções são utilizadas tecnologias de informação e de engenharia. Com elas, é possível diagnosticar as condições e os problemas das vias, soluções de recomposição do pavimento, de acordo com a patologia apresentada, e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior como o SMA (Stone Matrix Asphalt, composto por polímero e fibra). Esse material, mais resistente à fadiga, é utilizado na Europa em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra. O serviço acontece, preferencialmente, depois das 23h para não prejudicar a mobilidade.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

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