Prefeitura realiza triagem oftalmológica em 20 mil estudantes de 15 CEUs pelo programa Ver na Escola

0
689

O prefeito Ricardo Nunes acompanhou na manhã desta quinta-feira (07), no Centro Educacional Unificado (CEU) Jaguaré, as intervenções do programa Ver na Escola, que prevê identificar precocemente problemas de visão em estudantes de 5 a 16 anos matriculados na Rede Municipal. A expectativa é atender 20 mil alunos das EMEIs e EMEFs de 15 CEUs ainda em 2022. Em iniciativa inédita na cidade de São Paulo, outras 8 mil crianças com idade entre 0 e 3 anos serão examinadas com o Teste do Reflexo Vermelho (TRV), com o objetivo de identificar precocemente doenças como câncer nos olhos.

“Estamos fazendo o teste de visão em 20 mil crianças e, também, em outras 8 mil crianças de 0 a 3 anos, algo inédito na Prefeitura de São Paulo. Assim a pessoa passa a ter uma outra qualidade de vida, tem acesso aos estudos e pode tocar a vida e os estudos de uma forma normal”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

A ação é realizada por meio de um acordo de cooperação com o Instituto Verter e a Coordenadoria dos Centros de Educação Unificados (COCEU), por meio da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (DIGP).

O secretário da Educação, Fernando Padula, reforçou a importância de a Prefeitura fornecer todas as garantias e apoio para que os estudantes consigam aprender. “A questão da saúde está totalmente ligada à educação e um problema oftalmológico não pode ser impeditivo para que as nossas crianças e adolescentes possam estudar e evoluir”, disse.

Na primeira etapa do atendimento é feita uma triagem com um técnico oftálmico. Os estudantes que tiverem indicação vão passar, na segunda fase, com autorização dos pais, por um médico oftalmológico, que fará exames mais complexos para identificar possíveis patologias ou indicação para uso de óculos.

As crianças e adolescentes que apresentarem necessidade de usar óculos poderão escolher as armações no mesmo dia. Elas terão acesso aos óculos gratuitamente no período de até um mês, depois da consulta. Todo o atendimento será feito nos CEUs.

O Instituto Verter leva para os CEUs todos os equipamentos e profissionais necessários para a realização das seguintes etapas:

1ª – o estudante passa pelo exame com um técnico oftálmico;
2ª – o estudante indicado pelo técnico passará pelo médico oftalmologista;
3ª – o estudante escolhe a armação dos óculos;
4ª – entrega dos óculos ao estudante.

Cobertura de quadras

Durante a visita ao CEU Jaguaré, o prefeito Ricardo Nunes também vistoriou os trabalhos do programa de coberturas de quadras poliesportivas em unidades escolares da cidade.

“São 93 coberturas de quadra. Fizemos o lançamento do programa em janeiro já com a licitação pronta. Essas quadras começaram a ser executadas. Entregamos a primeira em junho e agora a gente está procedendo a entrega das demais”, afirmou o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.