O “Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência”, promove o protagonismo da pessoa com deficiência, abrindo espaço para artistas com deficiência apresentarem seus talentos. Já o “8º Festival de Direitos Humanos” vai tratar sobre as “Desigualdades Sociais: Reflexões e Práticas na Educação em Direitos Humanos”
Nesta segunda-feira (7), a Prefeitura de São Paulo dá início a dois festivais que envolvem cultura e a preservação dos Direitos Humanos.
O “Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência” acontece até o próximo domingo (13), numa parceria das secretarias municipais de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de “promover o protagonismo da pessoa com deficiência, abrindo espaço para artistas com o mesmo perfil se apresentarem e mostrarem seu talento, bem como, conceitualmente, transmitindo a todas as pessoas com deficiência mensagens de empoderamento”, explica a Prefeitura.
A programação de 2020 é online, voltada para o público infantil e retrata temas como diversidade, preconceitos e capacitismo com contação de histórias, teatro, dança e circo. Após o término de cada apresentação, os artistas participam de uma live, contando sobre sua trajetória.
Para assistir basta acessar:
- Facebook: @smpedsp
- YouTube: @inclusaosp
A programação completa está disponível em: https://www.festivalsembarreiras.prefeitura.sp.gov.br/
Já o “8º Festival de Direitos Humanos”, que acontece até o dia 11, vai tratar sobre as “Desigualdades Sociais: Reflexões e Práticas na Educação em Direitos Humanos” e comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, no dia 10 de dezembro.
Debates e intervenções culturais e artísticas vão refletir sobre populações socialmente vulneráveis e também haverá oficinas de Transparência, Inovação, Participação Social e Integridade.
Por causa da Covid-19 e das regras de distanciamento social, o 8º Festival de Direitos Humanos também acontece de forma online, sendo necessário fazer inscrição para cada evento.
Os destaques da programação:
- Aula Magna sobre Educação em Direitos Humanos Hoje;
- Oficina: Checa Fato – apurando e construindo informações;
- Seminário “Educação Anti-racista é educar para os direitos humanos”;
- Debate: Educação e Cultura anti-racista;
- Oficina: Planejamento reprodutivo: direitos da gestação ao parto;
- Cine Debate: “Educação e Laicidade do Estado na defesa da liberdade”;
- Live: Gênero e Educação;
- Oficina: Governo e sociedade civil na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
- Mesa: 30 anos de ECA: O passado, o presente e o futuro das políticas públicas para crianças e adolescentes
A programação completa e links de inscrição estão disponíveis em: https://cutt.ly/jhWo5IJ
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br