Prefeitura lança vitrine demonstrativa de agroecologia em parque da Zona Sul

0
659

As técnicas da vitrine demonstrativa são simples e de baixo custo e podem ser replicadas pelos visitantes da exposição em suas propriedades. O objetivo da vitrine demonstrativa dentro do parque é servir de inspiração para agricultores e demais visitantes para que adotem técnicas mais sustentáveis


A Prefeitura de São Paulo lançou, no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, na região de Parelheiros, uma vitrine demonstrativa de técnicas sustentáveis de agroecologia servindo de modelo para aproveitar os recursos naturais locais disponíveis.

A vitrine é uma exposição permanente aberta ao público para uma agricultura sustentável,  no período de funcionamento do parque (das 6h às 18h). Ao todo, são 12 técnicas: 

  • cisterna compacta de tambor
  • cisterna compacta de tubos
  • superadobe e adobe
  • bomba carneiro
  • reservatório de ferrocimento
  • jardim filtrante – círculo de bananeiras
  • jardim filtrante – filtro de raízes
  • compostagem
  • filtro caseiro
  • horta pedagógica agroecológica
  • meliponário
  • banco de sementes

Elas contribuem para um saneamento ambiental alternativo, aproveitamento de água da chuva e de resíduos orgânicos. Há uma sala de aula de agroecologia a céu aberto utilizando a terra como principal material construtivo.

As técnicas da vitrine demonstrativa são simples e de baixo custo e podem ser replicadas pelos visitantes da exposição em suas propriedades. O objetivo da vitrine demonstrativa dentro do parque é servir de inspiração para agricultores e demais visitantes para que adotem técnicas mais sustentáveis.

Escola de Agroecologia

Sediada no Parque Municipal Nascentes do Ribeirão Colônia, a Escola de Agroecologia faz parte da UMAPAZ – Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura da Paz da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. A Escola disponibiliza uma infraestrutura de salas de aula e tem o objetivo de difundir as práticas agroecológicas – promovendo a construção de conhecimentos, valores, habilidades e experiência para o exercício da cidadania. Oferece oficinas, cursos e palestras para os agricultores e moradores em geral e realiza atividades com o tema socioambiental.

Parque Municipal Nascentes do Ribeirão Colônia

Com cerca de 110 mil m², o Nascentes do Ribeirão Colônia é o primeiro parque urbano de Parelheiros. A área contempla opções para a prática de esportes e lazer, como campo de futebol e pista de caminhada. Apresenta uma biodiversidade representativa da região com inúmeros fragmentos florestais. A área possui cinco lagos e inúmeras nascentes, por isso o nome de Nascentes do Ribeirão Colônia. O parque está dentro da Área de Preservação Ambiental Bororé-Colônia.

Parelheiros é o segundo maior distrito do município e concentra a maior parte de cobertura vegetal de São Paulo, com remanescentes de Mata Atlântica. A região recebeu a primeira imigração alemã no estado, no início do século 19, e mantém boa parte da cultura indígena preservada.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.