Prefeitura inicia pré-operação do Descomplica SP Capela do Socorro

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Localizado na sede da Subprefeitura da região, o atendimento ao cidadão está sendo feito mediante o agendamento prévio. No Descomplica SP as pessoas tem acesso a serviços como: emissão da Carteira de Trabalho, solicitação de Bilhete Único, requerimento do Seguro Desemprego, cadastro para o recebimento de benefícios sociais, entre outros


O novo Descomplica SP Capela do Socorro atenderá uma região com mais de um milhão de habitantes (650 mil pelo Censo de 2010). Com capacidade para até 1.000 atendimentos diários, a unidade terá uma fase inicial de pré-operação para depois entrar em pleno funcionamento, tudo isso previsto para ocorrer no início de julho, desde que prossiga a retomada gradual das atividades na cidade, em razão da pandemia da Covid-19.

O atendimento ao cidadão no Descomplica SP está sendo feito mediante o agendamento prévio, que pode ser feito na Central 156 ou no portal do programa: https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br/

Mesmo no pós-pandemia, o usuário deverá continuar agendando previamente o seu atendimento. Apenas alguns serviços poderão ser feitos presencialmente no órgão, sem agendamento.

O novo Descomplica SP funcionará nas dependências da Subprefeitura Capela do Socorro, localizada na Rua Cassiano dos Santos, 499 – Jardim Cliper. 

Falando em uma live de apresentação da unidade Capela do Socorro, o subprefeito local, Valderci Malagosini, agradeceu aos servidores da Subprefeitura que também trabalharam na implantação do novo Descomplica SP, apesar da pandemia da Covid-19, e disse esperar que “a população se apodere desse importante espaço da região”.

O QUE É O PROGRAMA DESCOMPLICA SP?

O programa Descomplica SP, da Prefeitura de São Paulo, estabelece um novo padrão para o atendimento presencial para a população. Nele, o cidadão encontra serviços como: emissão da Carteira de Trabalho, informação sobre licenças e taxas municipais, solicitação de Bilhete Único, requerimento do Seguro Desemprego, intermediação de mão de obra e cadastro para o recebimento de benefícios sociais, entre outros.

“O programa centraliza em um único ambiente serviços presenciais e da internet, além de auxiliar o cidadão na utilização dos canais virtuais. A ideia é estar mais próximo do munícipe, principalmente daquele que está distante da região central da cidade, e com isso propiciar economia de tempo e dinheiro, evitando longos deslocamentos”, explica Daniel Glaessel, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), responsável pelo programa. 

Lançado em março de 2018, na praça de atendimento da Subprefeitura São Miguel Paulista, na zona Leste, atualmente o Descomplica SP conta com sete unidades: Campo Limpo e Jabaquara (zona Sul), Santana/Tucuruvi (zona Norte), Butantã (zona Oeste), Penha e São Mateus (zona Leste). No total, o programa já realizou 1,3 milhão de atendimentos na capital, com um índice de avaliação de 99% entre ótimo e bom pelos usuários.

De acordo com o secretário Glaessel, entre os serviços oferecidos nas unidades do programa está o Descomplica Digital, onde o cidadão pode realizar serviços pela internet, gratuitamente e com a ajuda de atendentes, propiciando a inclusão digital às pessoas. Outra novidade do Descomplica SP é o atendimento lado a lado: tanto o funcionário quanto o munícipe que procura o serviço, ficam de frente para a tela do computador, o que propicia mais transparência e acompanhamento ao que está sendo feito. “São os dois juntos procurando respostas em parceria, o que aumenta a confiança no serviço”, afirma Glaessel.

No entanto, o secretário lembra que, no momento, o atendimento lado a lado está suspenso por orientações de saúde, mas que “todos os profissionais estão capacitados para atender os cidadãos com a mesma qualidade. Agora o profissional atende do outro lado da mesa, com máscara e face shield”.


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