10.9 C
São Paulo
sábado, 21 maio, 2022
Mais

    Prefeitura inicia fóruns temáticos sobre Plano Diretor da concessão do Ibirapuera

    Mais lidas

    Audiências públicas e debates foram uma exigência do Ministério Público para autorizar a concessão do Parque à iniciativa privada, e pretendem estabelecer com a população as principais diretrizes do Plano Diretor


    A Prefeitura inicia nesta quinta-feira (8), uma série de fóruns temáticos e audiências públicas para estabelecer as principais diretrizes do Plano Diretor do Parque Ibirapuera. O Plano, segundo a Prefeitura “fornece balizas de uso, deveres de monitoramento e cuidados com a fauna e flora, com os recursos hídricos e demais sistemas que envolvem suas funções ambientais. Também define diretrizes para a realização de eventos a fim de contribuir para o ordenamento, a manutenção e a adequação aos usos sociais”.

    O primeiro fórum temático tem como tema: “O Papel do Parque Urbano” e explora a função social e ambiental dos parques dentro das cidades, e conta com a presença do historiador Paulo Cesar Garcez Marins e dos arquitetos urbanistas Matheus de Vasconcelos Casimiro, Eduardo Flores Auge e Lícia M. A. de Oliveira Ferreira.

    O segundo fórum vai tratar dos “Serviços ecossistêmicos” e como cada elemento do parque contribui para o bem-estar das pessoas e para a economia. O último fórum vai debater um dos temas mais comentados pelos frequentadores do parque: “A questão da água no Parque Ibirapuera” e as maneiras de melhorar a qualidade dos recursos hídricos do local.

    Os paulistanos também podem dar sugestões pela internet, até o dia 25 de agosto: uma pesquisa digital e consultas públicas estão abertas, para cada parque do 1º lote de concessões da Prefeitura, que inclui, além do Ibirapuera, os parques Eucaliptos, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Parque Lajeado e Tenente Brigadeiro Faria Lima.

    Segundo a Prefeitura, “todas as contribuições, quando pertinentes, incorporarão o documento, que deve ser finalizado em setembro, conforme acordo com o Ministério Público”, já que debates com a população foram uma exigência do MP para autorizar a concessão do Parque à iniciativa privada.

    Os fóruns temáticos e audiências públicas acontecem na sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), responsável pela educação ambiental da Secretaria do verde e do Meio Ambiente (SVMA).

    SERVIÇO

    Fórum 1 – O papel do Parque Urbano

    Data: 08 AGO | das 18h30 às 21h30

    Local: UMAPAZ – Avenida Quarto Centenário, 1268 – portão 7-A | Parque Ibirapuera

    1ª Audiência Pública

    Data: 14 AGO | das 18h30 às 21h30

    Local: UMAPAZ – Avenida Quarto Centenário, 1268 – portão 7-A | Parque Ibirapuera

    Fórum 2 – Serviços ecossistêmicos

    Data: 16 AGO | das 18h30 às 21h30

    Local: UMAPAZ – Avenida Quarto Centenário, 1268 – portão 7-A | Parque Ibirapuera

    Fórum 3 – A questão da água no Parque Ibirapuera

    Data: 22 AGO | das 18h30 às 21h30

    Local: UMAPAZ – Avenida Quarto Centenário, 1268 – portão 7-A | Parque Ibirapuera

    2ª Audiência Pública

    Data: 24 AGO | das 10h às 13h

    Local: UMAPAZ – Avenida Quarto Centenário, 1268 – portão 7-A | Parque Ibirapuera


    FALE COM A REDAÇÃO
    Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

    - Patrocinado -

    Leia mais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    - Patrocinado -

    Últimas