O Fab Lab Livre é uma rede de laboratórios públicos que oferecem cursos de fabricação digital e equipamentos como impressoras e scanners 3D e cortadora a laser. Localizado no CEU Vila Rubi, o Fab Lab Livre da Zona Sul abre a partir de 2021 com oficinas de marcenaria, modelagem e programação
Foi depois de um pedido de jovens moradores da Zona Sul que a Prefeitura inaugurou hoje (15) um novo Fab Lab Livre, uma rede de laboratórios públicos, onde as pessoas podem desenvolver projetos relacionados a fabricação digital. O novo espaço foi instalado no CEU Vila Rubi, região do Grajaú.
“Fizemos um abaixo assinado e conseguimos cerca de 15 mil assinaturas. Ver o nosso pedido ser atendido mostra que todos temos que exercer nosso dever como cidadão e reivindicar as coisas, o aluno tem voz”, disse a jovem Emilly Marques, de 14 anos.
O pedido foi feito ao vereador Daniel Annenberg, quando este era secretário municipal de Inovação e Tecnologia. “Os jovens foram ao meu gabinete, quando eu era secretário de Inovação e Tecnologia, e solicitaram a implantação desse serviço na região, já que o mais próximo estava muito distante. Levei essa demanda para o prefeito Bruno Covas e quando retornei para Câmara destinei parte das minhas emendas parlamentares para implantação do equipamento. Alinhamos com os secretários Bruno Caetano (Educação) e Juan Quirós (Inovação e Tecnologia), para que eles viabilizassem os recursos para manutenção”, explicou o vereador.
O Fab Lab Livre do CEU Vila Rubi vai oferecer cursos e oficinas com foco em marcenaria, modelagem e programação. O espaço tem impressoras e scanners 3D, cortadora a laser, fresadora de precisão e outros equipamentos que podem ser utilizados para a fabricação de itens de decoração, instrumentos musicais, maquetes 3D e móveis.
Técnicos do Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil), que é parceiro da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), vai auxiliar os frequentadores do espaço na execução de projetos e ideias.
Por causa da pandemia, para utilizar o espaço é necessário agendar um horário na central telefônica SP156. Segundo a Prefeitura, “no momento, as atividades oferecidas são utilização de equipamentos e máquinas e a orientação de projetos”. O Fab Lab Livre do CEU Vila Rubi deve começar a funcionar em janeiro de 2021 na Rua Domingos Tarroso, 101 – Vila Rubi.
Confira os endereços dos laboratórios abertos:
- Centro Cultural da Juventude: Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Limão
- Centro Cultural da Penha: Largo do Rosário, 20 – Penha
- Centro Cultural São Paulo: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
- Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes: Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes
- Chácara do Jockey: Rua Santa Crescencia, 323 – Butantã
- Galeria Olido: Avenida São João, 473 – Centro
- São Joaquim – Guarapiranga: Rua Bacabinha, 280 – Jardim São Joaquim
- Vila Itororó – Bela Vista: Rua Pedroso 238 – Bela Vista
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br