Prefeitura entrega nova Santo Amaro mais moderna, sem fios, segura e funcional

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Foto Edson Lopes SECOM

Uma das principais vias paulistanas está repaginada após enterramento de fios, corredor e pontos de ônibus reformados, calçadas mais amplas e plantio de árvores, com impacto direto na vida de 310 mil pessoas

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta terça-feira (30) a primeira fase das obras de requalificação da Avenida Santo Amaro, no trecho compreendido entre a Avenida Juscelino Kubitschek e a Rua Afonso Braz. Foram investidos R$ 161,4 milhões, com recursos resultantes da Operação Urbana Faria Lima, nas melhorias na mobilidade urbana, na drenagem, nas redes de abastecimento e saneamento, na prestação de serviços, na acessibilidade e na estética urbana.  

A remodelação visa proporcionar à via uma infraestrutura compatível com as demandas contemporâneas e torná-la mais moderna, segura, funcional e atrativa para novos investimentos.  

A modernização da avenida, iniciada em julho de 2022, impacta diretamente cerca de 310 mil pessoas. As melhorias já estão em pleno funcionamento, levando uma série de benefícios incluindo a implantação de pavimentação de concreto e asfáltico, reforma do corredor de ônibus, implantação de novas paradas, infraestrutura subterrânea com o aperfeiçoamento dos sistemas de água, esgoto e gás, rede de captação de água das chuvas, enterramento da fiação de energia elétrica e de telecomunicações, remoção de postes de concreto e passeios mais amplos.  A nova Santo Amaro também conta com iluminação em LED, renovação da sinalização, plantio de árvores e paisagismo. 

Uma parte significativa da obra é invisível aos olhos, pois está localizada debaixo da terra. A nova infraestrutura subterrânea da via contou com tecnologias de ponta em engenharia com o objetivo de modernizar a prestação de serviços de diferentes concessionárias. Se considerarmos todos os materiais utilizados abaixo do solo, como valas técnicas, galerias, dutos secos, cabos enterrados de concessionárias, além de tubulações de água, esgoto e gás, seria possível dar 100 voltas ao redor do Estádio do Maracanã. 

A coordenadora de atendimento do Hospital de Olhos, Renata Resendes, comemora as mudanças na via: “O alargamento das calçadas ajudou muito o acesso dos pacientes, que em sua maioria são idosos e ou deficientes visuais. Enquanto os funcionários estão super felizes com o ponto de ônibus. Além da nova iluminação, que deixa o tráfego da avenida mais seguro, tanto a pé como de carro”.

Já para Osório Joaquim de Souza Neto, comerciante há mais de 15 anos instalado na avenida, a revitalização vai impulsionar seu negócio. “Estou bem confiante. A avenida está muito bonita. Então acho que vai melhorar o movimento, acredito que no restaurante deve crescer uns 30% com a entrega”.

A obra em números 
Os números da requalificação impressionam: aproximadamente 1.500 empregos diretos e indiretos foram gerados; mais de 4.000 metros cúbicos de pavimento rígido e 1.700 toneladas de pavimento flexível foram instalados; e 2 mil metros de passeios foram requalificados. Além disso, foram feitos 1.500 metros de novas redes de drenagem para combate a alagamentos e 5.500 metros de novas valas técnicas subterrâneas. São 20 mil metros de fiação elétrica e 220 mil metros de dutos de telecomunicações enterrados. Para uma via mais ampla, iluminada e segura, 150 postes de concreto foram removidos e 74 novos postes metálicos de iluminação pública com 148 luminárias em LED, instalados. 

Modernização verde 
As áreas verdes da região também foram expandidas. Ao todo, 120 árvores foram plantadas, abrangendo uma variedade de espécies, incluindo ipê branco, ipê rosa, caroba, pau-cigarra, pau-viola, sibipiruna, quaresmeira, mirindiba-rosa e palmeira. Ao longo do trecho, foram distribuídas mais 1.000 mudas de flores ornamentais nativas da Mata Atlântica, cada uma selecionada por suas características ecológicas de florada e frutificação em diferentes épocas do ano. Esse plantio forma um mosaico natural que não apenas embeleza o ambiente, como contribui para a preservação da avifauna local, para a promoção da biodiversidade e para a melhoria da qualidade do ar. 

Histórico
A Santo Amaro é uma das principais vias arteriais de São Paulo, conectando a Zona Sul ao centro da cidade, e se estende por três subprefeituras – Santo Amaro, Vila Mariana e Pinheiros. Implantado em 1985, seu corredor de ônibus foi uma das primeiras estruturas desse tipo em São Paulo e desempenha um papel crucial na rede estrutural de transporte coletivo. 

A via septuagenária ficou parada no tempo e, ao longo dos anos, passou por um processo de degradação, sendo marcada pelo contraste estético com os bairros vizinhos, como Vila Nova Conceição, Moema, Vila Olímpia e Itaim Bibi, importantes polos comerciais e econômicos da cidade. Além disso, os passeios da avenida eram inacessíveis, estreitos e, em alguns trechos, inadequados para o fluxo de pedestres, devido ao excesso de postes que comprometiam a circulação. 

Confira como as melhorias impactam positivamente a cidade 

  • Reforma do corredor de ônibus: esta iniciativa não só melhora o sistema de transporte coletivo, reduzindo o tempo de deslocamento dos cidadãos que dependem deste meio, mas também contribui significativamente para uma mobilidade urbana mais eficiente, segura e confortável. 
  • Renovação das paradas de ônibus: proporciona maior conforto, segurança para os usuários do transporte público, incentivando a utilização desse serviço essencial, além de revitalizar o espaço público, tornando-o mais funcional, esteticamente agradável e convidativo para os cidadãos. 
  • Enterramento de redes aéreas: Para além da modernização da infraestrutura, esta medida previne problemas decorrentes de descargas, confere mais resistência às variações climáticas, prolongando a vida útil da fiação e reduzindo a necessidade de manutenção. Ao mesmo tempo, minimiza casos de vandalismo e contribui para a estética urbana. 
  • Melhoria da infraestrutura subterrânea com novas valas técnicas: ordena a rede de serviços essenciais, como água, esgoto, gás, energia e telecomunicações reduz danos e minimiza interrupções. 
  • Requalificação e reforma dos pavimentos: promove trajetos mais confortáveis e contribui para a preservação dos veículos, economia de combustível e segurança no trânsito. 
  • Ampliação do sistema de drenagem urbana: prepara a via contra alagamentos, protege vidas e propriedades. 
  • Nova iluminação pública em LED: além de economizar energia e reduzir custos operacionais, a iluminação em LED proporciona uma luminosidade mais eficiente. 
  • Passeios mais amplos: com a remoção de postes que obstruíam as calçadas, os passeios foram liberados de obstáculos, representando uma melhoria significativa nos trechos críticos e promovendo uma circulação mais fluida e inclusiva. 
  • Novo projeto paisagístico: promove a conexão com a natureza e cria ambientes mais atrativos.  

Próxima etapa 
A segunda fase da requalificação da avenida terá início imediato com serviços de conformação geométrica do trecho já requalificado com o trecho posterior. Com o objetivo de garantir maior agilidade e eficiência na entrega do novo viário com o menor impacto sobre a região, o início das obras viárias desta fase está condicionado à conclusão dos processos de desapropriação atualmente em andamento no Poder Judiciário, cujos prazos não são determinados pela Prefeitura. 

A entrega da requalificação representa mais que uma transformação da paisagem urbana, simboliza o resgate da importância histórica e econômica da avenida. Agora valorizada, a nova Santo Amaro apresenta sua melhor versão, com melhorias urbanísticas que promovem mais qualidade de vida para a população e impulsionam o desenvolvimento econômico da região.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

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