Prefeitura e Metrô abrem Posto Avançado de Apoio à Mulher

0
730

Unidade na Estação Santa Cecília (Linha 3-Vermelha) vai acolher vítimas de violência doméstica e assédio


As mulheres vítimas de violência doméstica ganharam mais uma opção para denunciar agressões e receber orientação sobre como proceder em casos de violações de direitos. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) iniciou, em parceria com o Metrô de São Paulo, as atividades do Posto Avançado de Apoio à Mulher, na Estação Santa Cecília (Linha 3 vermelha). O local está pronto para atender mulheres vítimas de violações como assédio e agressões, que podem ou não ocorrer dentro do transporte público, e também casos de violência doméstica. O espaço fica numa localização central da estação, bem diante das catracas de acesso, e conta com profissionais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e uma uma sala que oferece a privacidade necessária para os atendimentos.

A mulher vítima de violência, seja psicológica, física, moral ou que tenha sofrido qualquer outro tipo de agressão, será atendida por uma equipe especializada composta por assistente social e psicóloga que fará uma escuta qualificada, a orientação e possível encaminhamento à rede de enfrentamento à violência contra a mulher como a Casa da Mulher Brasileira, os Centros de Referência da Mulher (CRM) ou Centros de Cidadania da Mulher (CCM).

O atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 19h00, exceto em feriados. O objetivo da iniciativa é oferecer mais uma porta de entrada para os serviços de apoio com a vantagem de estar dentro do Metrô, o que facilita o acesso pela grande circulação diária de pessoas. “Ter um posto como este facilita o acesso das vítimas à ajuda que elas precisam e que a cidade oferece em outros equipamentos. Dependendo do caso ela pode ser encaminhada para outras unidades da rede, onde poderá fazer um Boletim de Ocorrência, obter uma medida protetiva da justiça ou até mesmo ficar abrigada se houver risco iminente”, explica a Secretária de Direitos Humanos e Cidadania Cláudia Carletto.

“Muitas vezes a mulher que está numa relação abusiva é coagida a não denunciar e tem seus passos monitorados pelo agressor, neste contexto é importante que haja um Posto de Apoio num local de fácil acesso, onde ela pode buscar ajuda no caminho ou na volta do trabalho” avalia Kátia Boulos, secretária executiva de políticas para mulheres da SMDHC.   

A abertura do posto é resultado de um acordo entre Metrô e Prefeitura firmado no dia 25 de novembro, data em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher. No mesmo dia, as duas instituições aderiram também à Campanha Sinal vermelho, iniciativa de combate à violência contra a mulher do Conselho Nacional de Justiça o CNJ. Por meio da Campanha, as mulheres vítimas de violência podem pedir ajuda mostrando apenas um sinal em forma de X, na cor vermelha, riscado na palma da mão. Uma alternativa não verbal de denúncia para mulheres em situação de violência que, de alguma forma, possam estar se sentindo constrangidas demais para verbalizar um pedido de ajuda. 

Funcionários e Seguranças do Metrô foram treinados para identificar o sinal e tomar as medidas necessárias para colocar a vítima em segurança e, se for o caso, deter o agressor. “O Metrô é uma referência em bom serviço prestado. Vamos usar toda capacitação de nossos funcionários e a expertise que adquirimos na pioneira campanha contra o assédio sexual no transporte público, para que o Metrô seja também referência no combate à violência contra a mulher”, reforça Silvani Pereira, presidente do Metrô de São Paulo.  No âmbito do município, a Guarda Civil Metropolitana está orientada sobre as ações que devem ser adotadas ao identificar o sinal da campanha.

Serviço: Posto Avançado de Apoio à Mulher
Local: Estação Santa Cecília do Metrô (Linha 3 Vermelha)
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 8h às 19h (exceto feriados)


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.